#9J SINTED PARTICIPA DO ATO NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, DAS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS

Hoje (09/06), O SINTED participou do Ato Nacional em defesa da Educação Pública, das Universidades Federais e Institutos Federais, contra os cortes orçamentários da educação, contra a cobrança de mensalidades nas universidades públicas e contra a educação domiciliar, realizado no campus de Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da UMES TL (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) e UBES MS/MT (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Sob ataque do governo de Jair Bolsonaro (PL) há quase quatro anos, as universidades públicas e institutos federais estão ameaçados. No último dia 27 de maio, o governo federal ressuscitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, que propõe a cobrança de mensalidades nas universidades federais. Na ocasião, o governo federal anunciou que R$ 3,2 bilhões da verba prevista para o Ministério da Educação (MEC) em 2022 será bloqueada.

A presidente do SINTED, professora Maria Diogo, discursou para os alunos a importância de realizar manifestações e lutar pelos nossos direitos.

“Embora tenha algumas pessoas em sala de aula, estudando porque estão preocupadas com a formação, também existem pessoas preocupadas com esse cenário de desmonte das políticas públicas educacionais e das políticas de financiamento, porque cortar R$3,2 bilhões agora, no ano de 2022, tanto da educação básica quanto da educação superior e institutos federais, isso reflete aqui no chão do instituto federal, no chão da escola, reflete nas bases e nós temos que ter a consciência de que precisamos nos unir para desmontar aquela correlação de forças que nós temos no Congresso Nacional e no Senado, e eleger, de fato, pessoas que representem os trabalhadores, os alunos e que façam nossas lutas”, explica a presidente.