Filiado à

A ESCOLHA É SUA

Por: Petrônio Filho

Nós, humanos, somos seres dotados de reflexão, ou seja, somos capazes de pensar sobre as nossas atitudes e suas possíveis consequências. Vivemos em um mundo com amplas possibilidades de adquirirmos informações de todos os tipos. Essas duas premissas nos permite diferentes escolhas no caminhar de nossas vidas. 

Todas as religiões, com exceção das correntes radicais, pregam a paz e a busca da igualdade e fraternidade entre os irmãos. O espírito democrático se espalhou pelo mundo após a Revolução Francesa. A evolução humana nos levou a um sentimento de que é necessário que haja justiça social para que diminuam as violências e que a vida comunitária é essencial para nossa sobrevivência. 

Posto isso, perguntamos: – Por que muitas pessoas teimam em agir de forma contrária ao ideal cristão e democrático? Por que existem líderes religiosos e políticos que pregam doutrinas agressivas e preconceituosas se Jesus era contra isso? Por que tantas pessoas acreditam que a violência e o banditismo devem ser combatidos com ações agressivas se os estudos indicam que isso não resolve o problema? Por que estão em uma corrida pelo dinheiro e pelo poder?

Temos nossas escolhas! Elas podem ir à direção de um mundo mais pacífico, mais justo e mais igualitário ou levarmos cada vez mais a um planeta em convulsão. A reflexão nos dá possibilidades de atuarmos em uma direção ou outra. A ganância empresarial e pessoal tem nos levado a uma corrida maluca na busca do tal sucesso pessoal, sem levar em consideração o outro. Muitos acreditam que pelo fato de irem à igreja e rezar, estão salvos! Esquecem o principal: o espírito cristão em sua essência.  

A busca pela paz, pelo fim da pobreza, pela defesa do meio ambiente, do respeito pelas diferenças e pelo amor ao próximo, são necessários para que possamos construir um mundo igual para todos. Para isso, é preciso despimos de preconceitos; que não apoiemos pessoas com ideais contrários aos ideais democráticos; que tenhamos consciência de que não temos como viver em paz em um mundo desigual; que a agressividade trás mais agressividade; que temos que ser solidários e não individualistas.  

Afinal, que mundo queremos? As suas escolhas, as suas atitudes, o seu perfil mental e espiritual é que irão decidir o rumo da sociedade: se é na direção da paz e da igualdade ou se é na direção dos conflitos e das injustiças. Sua escolha é importante!

1 comentário em “A ESCOLHA É SUA”

Deixe um comentário