Filiado à

ALUNA DA E.M. PROFª MARIA EULÁLIA VIEIRA CONQUISTA 1º LUGAR DA REGIÃO CENTRO-OESTE NO CONCURSO BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano), das redes públicas de todo o país, arregaçaram as mangas, capricharam na criatividade e mostraram suas valorosas veias poéticas no ano passado, durante o concurso ”Brasil 200 Anos de Independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro”. Promovido pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o certame selecionou e vai premiar as 10 melhores poesias sobre o tema – duas de cada região.

 O objetivo do concurso foi selecionar os melhores textos poéticos de estudantes de escolas públicas de todo país, inspirados na temática dos 200 anos de independência do Brasil para integrarem a quarta capa de livros didáticos em 2024.

O edital do concurso foi encaminhado para a unidade escolar, E.M. Profª “Maria Eulália Vieira” no mês de agosto de 2022 e, ao tomar conhecimento do mesmo, a professora de Língua Portuguesa, Lucimeire Leandro da Silva, com o apoio da gestão e coordenação, incentivou e orientou seus alunos da turma 9º ano A, período matutino, à produção de poesias para que apenas uma fosse selecionada e inscrita, de acordo com o critério do edital.  

Durante as aulas, a professora Lucimeire explorou o gênero textual Poesia, observando  a criatividade dos estudantes, a qual só aumentou seu entusiasmo em prosseguir com o trabalho de produção textual. Também foram feitas várias pesquisas por parte dos alunos e professora sobre o conteúdo de História do Brasil, para que pudessem enriquecer seus textos.

Ao término da escrita dos textos poéticos, a poesia da aluna Alana Serra Scherer foi selecionada por preencher todos os requisitos solicitados no edital do concurso (criatividade, contextualização, harmonia estética, autenticidade  e  expressividade) e encaminhada para a Comissão de Avaliação nomeada pelo presidente do FNDE/ Brasília-DF.

            Em meados do mês de janeiro/2023, o resultado foi divulgado e a poesia: “Terra da liberdade”, da aluna Alana, foi classificada em primeiro lugar da região Centro-Oeste.

A premiação (13 mil reais) será realizada em Brasília/Distrito Federal, no mês de março/2023.

Deixe um comentário