Filiado à

[ARTIGO] O BULLYING E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA CULTURA ESCOLAR

Uma pesquisa de Welton Rodrigues de Souza e Adailson Silva Moreira.

Welton é filiado ao SINTED, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Paranaíba. Professor de Educação Física efetivo na Escola Municipal Presidente Médici.

Adailson é Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Mestre em Direito Público pela Universidade de Franca – UNIFRAN, graduação em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP e Psicologia (licenciatura e bacharelado) pelo Centro Universitário do Norte Paulista –UNORP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – campus de Três Lagoas.

Resumo: O enfrentamento das expressões da violência torna-se um desafio na atualidade, principalmente para a escola, que reproduz a cultura mais ampla da sociedade, mas também produz uma cultura própria a partir do social. Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre cultura e violência no contexto escolar. Por isso foi realizado a partir de revisão não sistemática de literatura que trata desta temática. A partir do material encontrado, foi possível traçar um panorama a respeito do bullying no ambiente escolar e suas repercussões na vida de agressores e vítimas. Os dados levantados evidenciaram que o bullying prejudica o desenvolvimento na infância e adolescência, gerando danos na fase adulta. Pode acarretar o desinteresse pela escola, déficit de concentração e aprendizagem, queda do rendimento, absenteísmo e evasão escolar, isolamento social, agressividade, irritabilidade, ansiedade, relatos constantes de medo e pode chegar a tentativas de suicídio. Assim, concluímos que os objetivos de formação dos professores devem ir ao encontro da necessidade de formar sujeitos capazes de entender e viver num mundo marcado pela diversidade, rompendo com as questões de violência entre os alunos. Todavia, este é um processo de longo prazo que deve ser incorporado na formação dos professores. Leia o artigo completo clicando no link: https://epf.unesp.br/pepe/index.php/pepe/article/view/55/28

O SINTED parabeniza os autores pelo incrível artigo e deixa o apoio aos pesquisadores que contribuem para o conhecimento educacional de nosso país. O bullying é uma das terríveis práticas existentes no ambiente escolar, um assunto importante que deve ser discutido por todos para que possa ser extinto definitivamente.

Como educadores, nosso dever é lutar contra essa cultura de ódio gratuito e evitar possíveis consequências no futuro do aluno. Pesquisas como essa, ajudam a contribuir no progresso de combate ao bullying, começando pela visão e ações do próprio educador.

Deixe um comentário