[ARTIGO] TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Uma pesquisa de Welton Rodrigues De Souza, Adailson Silva Moreira, Juliana Dias Reis Pessalacia, Cleber Affonso Angeluci, Sonia Regina Jurado.

O artigo foi publicado no Brazilian Journal of Development.

Resumo: O trabalho a seguir trata-se de uma revisão bibliográfica abrangente, não-sistemática, qualitativa sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no âmbito escolar. Este estudo foi realizado a partir da consulta de artigos científicos, livros didáticos, revistas, teses e projetos. O objetivo desta revisão bibliográfica é apontar os problemas de uma das grandes causas do baixo rendimento escolar atual bem como a falta de preparo de muitos profissionais da área da educação em lidar com o transtorno ecomo a falta de conhecimento sobre este transtorno interfere diretamente no aprendizado da criança e do adolescente. O trabalho em questão aponta que os problemas enfrentados no âmbito escolar por alunos com TDAH vão além de um baixo rendimento, estes alunos muitas vezes enfrentam ambientes de difícil aceitação podendo desenvolver uma baixa autoestima e uma visão negativa de si mesmo, pelo fato do desconhecimento dos profissionais, pais e colegas que os venham a taxar de preguiçosos. Com este estudo foi possível concluir que o TDAH na área da educação ainda é pouco conhecido e estudado e que os alunos portadores ainda sofrem baixo desempenho devido a este desconhecimento e falta de preparo.

Leia o artigo completo clicando no link: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/21566/17202

Welton é filiado ao SINTED, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Paranaíba. Professor de Educação Física efetivo na Escola Municipal Presidente Médici.

Adailson Silva Moreira é Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS/CPTL.

Juliana Dias Reis Pessalacia é Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS/CPTL.

Cleber Affonso Angeluci é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS/CPTL.

Sonia Regina Jurado é Doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS/CPTL.

Parabéns a todos os pesquisadores que contribuem para o conhecimento educacional de nosso país.