Filiado à

CNTE celebra os 99 anos de nascimento de Paulo Freire

No último sábado, 19 de setembro, celebramos os 99 anos de nascimento do educador Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira. Paulo Reglus Neves Freire, nasceu no dia 19 de setembro de 1921, na cidade do Recife (PE) e é considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, defensor de uma prática dialética em busca da formação integral do ser humano. O seu livro “Pedagogia do Oprimido” é a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo. Recebeu 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América e contribuiu com as reformas educacionais nos países da África que falam a língua portuguesa, com mais intensidade na Guiné-Bissau e em Moçambique.

Setembro é o mês das jornadas latino-americanas de luta em defesa da educação pública, gratuita, laica e emancipatória, contra a comercialização e a privatização: rumo ao centenário do nascimento de Paulo Freire, em 2021. Dia 19 foi o último dia da Semana Freireana de lutas pela vida e pela educação pública (14 a 19 de setembro) realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), como parte desta jornada e em celebração aos 99 anos de nascimento do mestre. 

Ao longo dessa semana a CNTE denunciou as irresponsabilidades do Ministério da Educação, criticou os cortes orçamentários para a pasta em 2021, participou do lançamento da próxima Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022) e integrou as comemorações internacionais rumo ao centenário de Paulo Freire em 2021. 

No dia 19 de setembro, a CNTE publicou vídeos e artes em homenagem ao mestre nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e convidando todos para participarem das comemorações que vão ocorrer no próximo ano, rumo ao centenário Paulo Freire

>> Assista a LIVE da IEAL que lançou as jornadas rumo ao centenário do Paulo Freire em 2021 – transmitida no dia 16 de setembro.

CNTE

Deixe um comentário