Filiado à

E. E. AFONSO FRANCISCO XAVIER TRANNIN REALIZA PROJETO SOBRE CULTIVO DE BACTÉRIAS EM MEIO DE CULTURA 1

E. E. AFONSO FRANCISCO XAVIER TRANNIN REALIZA PROJETO SOBRE CULTIVO DE BACTÉRIAS EM MEIO DE CULTURA

Os alunos 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin (Distrito de Arapuá/MS) participaram de um projeto com o professor de Biologia, José Ricardo Sampaio Souza, onde trabalharam o “Cultivo de bactérias em meio de cultura”.

Na atividade, foi coletada amostra de bactérias de diferentes pontos como palmas das mãos, tela do celular, pontos de acesso coletivos da escola como a maçaneta da porta e torneiras do bebedor.

Os meios de cultura para crescimento das bactérias foram elaborados pelos alunos usando gelatina e caldo Knorr, sendo observado o crescimento e desenvolvimento bacteriano. Com essa atividade, o aluno pode ter a compreensão de que os microrganismos estão presentes em todos os ambientes. Logo em sequência, foram elaboradas lâminas para observarem no microscópio as estruturas celulares das bactérias.

O projeto foi realizado no período entre 01/06/2022 a 10/06/2012, convidando a turma do 3° ano B do Ensino Fundamental para observarem no microscópio as estruturas. Os alunos do itinerário fizeram explicação dos cuidados que devemos ter em relação às bactérias, como lavar as mãos com frequência, principalmente depois de ir ao banheiro e antes das refeições.

“Com essa atividade, o aluno pode ter a compreensão que os microrganismos estão presentes em todos os ambientes. E que muito são não patogênicos, mas mesmo assim devemos tomar cuidado, principalmente agora que estamos saindo de uma pandemia causada por um microrganismo”, explicou o professor.

Que trabalho incrível! O SINTED parabeniza a todos os envolvidos.

Deixe um comentário