Filiado à

Escola Estadual Afonso Pena realiza atividades sobre a Consciência Negra

Dia 20 de novembro é comemorado nacionalmente o dia da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil.

Nas escolas, essa data se torna um dos métodos de ensino para fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.  Além de trabalhar assuntos importantes como o luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

Escola Estadual Afonso Pena realiza atividades sobre a Consciência Negra 2

Na Escola Estadual Afonso Pena, foram realizadas diversas atividades, no dia 14 de novembro, com muitas apresentações de danças, capoeira, cartazes, pesquisas, murais aéreos, além do resgate histórico com filmes sobre o Zumbi dos Palmares.

Todas as atividades foram elaboradas pelos professores Fábio Vaz (Arte), Fernanda Carvalho (Língua Portuguesa), Flávia Previato (Língua Portuguesa), Adriana Alves (Arte), Jaqueline França (Geografia), Jovenil Alves (Ed. Física), Lauriane da Silva (Regente 4º ano), Márcia Aparecida Guedes (Regente 5º ano), Robson Ramalho (Ciências), e Silvia Aparecida Hernandes (Regente 3º ano).

Escola Estadual Afonso Pena realiza atividades sobre a Consciência Negra 3
Escola Estadual Afonso Pena realiza atividades sobre a Consciência Negra 4

A coordenadora pedagógica, Mabel Oliveira dos Santos, explica que a Consciência Negra é trabalhada todos os anos na escola, de uma forma interdisciplinar, “Nós somos um país miscigenado e precisamos ter consciência e respeito. Por isso fazemos tanta questão de realizar atividades sobre essa data, incluindo danças, onde os alunos podem participar pesquisando, montando roupas e também se conscientizando, desenvolvendo um respeito mútuo com o ser humano”, finaliza.

O SINTED parabeniza a equipe Afonso Pensa e alunos da escola pelo capricho e dedicação dos trabalhos e apresentações.

Escola Estadual Afonso Pena realiza atividades sobre a Consciência Negra 5

Deixe um comentário