Filiado à

Feira de Química coloca em prática os conhecimentos dos alunos da Escola Estadual Afonso Pena

A Escola Estadual Afonso Pena realizou na manhã de hoje (25), uma Feira de Química com os alunos do Ensino Médio. Organizado pelo professor de química, Murilo Teodoro Martinez, os alunos puderam por em prática todo o conhecimento adquirido durante o ano letivo.

A feira acontece todos os anos e cada turma é responsável por um trabalho. O 3º ano realizou trabalhos com Químicas Orgânicas, onde produziram detergentes e sabão; O 2º ano ficou com os estudos da Eletroquímica, com atividades em que passam corrente elétricas, como por exemplo, a experiência com limões que ligam uma calculadora; E por fim, o 1º ano realizou reações gerais, em que puderam escolher experiências de química.

Feira de Química coloca em prática os conhecimentos dos alunos da Escola Estadual Afonso Pena 2

O professor Murilo conta que preza pela aula prática e defende a ideia que é a melhor opção para o aluno entender a matéria, frisando a importância da ciência para a economia e desenvolvimento do país.  

“Se você vender um produto tecnológico, ele irá valer mais e você trará mais dinheiro para o seu país, e isso não acontece muito no Brasil, porque aqui é um país produtor de commodities, então temos que investir em ciência, onde há uma falta gigantesca de química, física e biologia. Estamos tendo cortes (na educação) e é um absurdo, nenhum país do mundo você vê isso. Se você quer mudar e erguer um país, deve investir na educação. Principalmente na ciência, para gerar produtos melhores. Então a função da escola é essa: despertar a curiosidade dos alunos”, explica.

Feira de Química coloca em prática os conhecimentos dos alunos da Escola Estadual Afonso Pena 3

Nádia Barbosa é bióloga e está na coordenação do Ensino Médio da escola em 2019, e ressalta que a realização da feira é uma oportunidade para que o aluno se torne protagonista do conhecimento. “Esse momento é onde o aluno consegue colocar tudo o que ele aprendeu no decorrer do ano em forma prática. É muito importante, porque além do conhecimento teórico, agora ele pode expressar seu conhecimento prático na feira de química”.

Feira de Química coloca em prática os conhecimentos dos alunos da Escola Estadual Afonso Pena 4

A Feira de Química é um trabalho do 4º bimestre, e tem como objetivo, para os próximos anos, realizar uma feira de ciências incluindo mais disciplinas. O SINTED parabeniza o professor Murilo pela dedicação nas atividades e aos alunos por cada trabalho produzido.

Feira de Química coloca em prática os conhecimentos dos alunos da Escola Estadual Afonso Pena 5

Deixe um comentário