Intitulado “O papel do assessor de imprensa na comunicação sindical: uma análise do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria – MS”, a monografia de 60 páginas, escrita pela jornalista Bárbara Martins, tem como objetivo analisar a comunicação do sindicato desde seu início até os dias atuais, pontuando o surgimento do sindicalismo na Europa e no Brasil, ressaltando também a história da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e SINTED (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria – MS).

Obtendo nota máxima em sua monografia e recebendo o título de bacharela em jornalismo, Bárbara conta que deseja continuar neste ramo, pretendendo continuar dando vozes às minorias. “A comunicação sindical é um assunto pouco abordado nas instituições de ensino de graduação. Pesquisei muito, e não consegui achar nenhuma pesquisa científica sobre o assunto. Acho importante começar a dar voz à comunicação dentro do sindicalismo, porque ela é a base das articulações e deve ser reconhecida” explica.

Como produto de seu trabalho de conclusão de curso (TCC), foi realizada uma exposição de fotos nas Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS, em Três Lagoas, no dia 6 de dezembro, sobre a história do SINTED, em formato de linha do tempo, além de fotografias tiradas pela própria autora durante manifestações.

A presidenta do SINTED, professora Maria Laura Castro dos Santos, parabeniza a autora pelo empenho e nota máxima pela pesquisa. “Falar sobre o sindicalismo é algo que faz nossa luta ser reconhecida. Fico muito feliz e honrada por termos agora uma pesquisa científica, com foco no nosso sindicato. Parabenizo à nossa jornalista, pela dedicação e pelo ótimo resultado”, finaliza.

Jornalista do SINTED realiza monografia sobre comunicação sindical com foco na categoria da educação 2
Jornalista do SINTED realiza monografia sobre comunicação sindical com foco na categoria da educação 3
Jornalista do SINTED realiza monografia sobre comunicação sindical com foco na categoria da educação 4
Jornalista do SINTED realiza monografia sobre comunicação sindical com foco na categoria da educação 5