Filiado à

O IDEB 2019 E A EDUCAÇÃO BÁSICA DE TRÊS LAGOAS E SELVÍRIA

O Ideb, criado em 2007, é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação.

O resultado do Ideb é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos.

O Ideb permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O último relatório do IDEB foi publicado dia 14 de setembro e traz os dados das avaliações realizadas em 2019.

Nos anos iniciais, o levantamento aponta que o índice melhorou. No Brasil, no estado, na rede estadual e municipal de Três Lagoas e Selvíria, todos ficaram acima da meta prevista para 2019.

Já no Ensino Médio o levantamento mostra que o índice está bastante abaixo da meta: nacional, estadual e da rede pública. É a etapa que ficou mais longe da meta.

A Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas alcançou a nota do Ideb, ocupando o 10º lugar nas séries iniciais, entre os 79 municípios do estado e em 6º lugar nos anos finais do ensino fundamental. Vale ressaltar que a meta cumprida em 2019 estava prevista para 2021, isso demonstra o compromisso e dedicação dos(as) professores(as), e toda a equipe diretiva das unidades de ensino da REME.

Dos 33 municípios que trabalham com os anos finais, na Rede Municipal, somente 8  atingiram a meta, entre eles está Três Lagoas. Portanto, 24,2% dos municípios atingiram a meta prevista.

A REME tinha uma meta projetada para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) de 5,7, porém extrapolaram a projeção atingindo 6,0, meta esta projetada para 2021. Nos anos finais no ensino fundamental (6º ao 9º), a meta alcançada foi de 5,2, meta esta também projetada para 2021.

A REDE ESTADUAL DE ENSINO

Nos anos iniciais da Rede Estadual de Ensino, o levantamento aponta que o índice melhorou. No Brasil e na rede estadual, todos ficaram acima da meta prevista para 2019.

Desta vez, o aumento nos índices teve destaque voltado para o crescimento na avaliação do Ensino Médio. Na última publicação (referente à 2017), de setembro de 2018, a nota atribuída ao EM na Rede Estadual de MS foi de 3,6. Na época, o crescimento foi de 0,1 em relação ao observado no levantamento anterior, de 2015. Agora, o índice saltou para 4,1, esse avanço representa a elevação de um nível na escala do Saeb.

O levantamento também apontou avanço nos índices registrados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Na última divulgação (2017), a avaliação da Etapa na REE ficou em 5,6 e agora passou para 5,7. Vale destacar que ela também segue em crescimento desde 2015, quando o índice registrado foi de 5,4.

Nos anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), os dados permaneceram estáveis. Na divulgação de 2018, referente à 2017, a nota foi de 4,6 – índice este mantido no atual levantamento realizado pelo Inep.

UNIDADES DE ENSINO DE SELVÍRIA ATINGEM MÉDIA ESTADUAL DO IDEB

As escolas da rede municipal de Selvíria superaram a média estadual na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2019. O município obteve nota 5,0 enquanto a avaliação final estadual foi de 4,1.

Em Selvíria, participaram da avaliação alunos dos 4ºs e 5ºs anos das escolas Joaquim Camargo, São Joaquim e Nelson Duarte Rocha. Todas igualaram ou superaram a média estadual. Uma delas atingiu 5,5.

A nota final alcançada pelas escolas de Selvíria ficou próxima da meta estabelecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que era de 5,1. Para 2021, a meta é de 5,4.

A Secretária de Educação, Juraci Barcelos, disse que a nota alcançada pelas escolas é resultado dos investimentos feitos pela Prefeitura e, principalmente, do empenho de todos os profissionais da Educação, em especial os professores. “Nossa gratidão a todos pelo empenho no ensino de nossos alunos. Essa nota é fruto do trabalho de todos e a Secretaria de Educação só tem a agradecer”, disse a secretária.

O SINTED parabeniza a todos os educadores de Três lagoas e Selvíria, que contribuíram diretamente no resultado positivo do Ideb 2019, observando a importância das equipes gestoras que são formadas por especialistas em educação, coordenadores  e gestores escolares para o ensino aprendizagem dos nossos educandos.

Há de se repensar a importância do professor como protagonista no ensino aprendizagem.

“A tecnologia é somente uma ferramenta no que se refere a motivar as crianças e conseguir que trabalhem juntas, um professor é o recurso mais importante.”

Sinted com informação da SED.

Deixe um comentário