Filiado à

Professor lança o livro “A presença da Igreja Batista no contexto do desenvolvimento da cidade de Três Lagoas, MT (1920-1940)”

O Professor Mestre, Ademar Alves da Silva, foi convidado pela editora Dialética para transformar a sua pesquisa de Mestrado em História pela UFGD, de 2009, em formato de livro.

Segundo o autor, o livro “é importante por retratar a história da primeira igreja evangélica fundada na cidade, que iniciou com os Batistas. A igreja é considerada patrimônio histórico do município”. Saiba mais sobre o livro na descrição abaixo.

Descrição:

Este livro trata da implantação, do desenvolvimento e da influência da Igreja Batista na cidade de Três Lagoas, Sul de Mato Grosso, no período de 1920 até 1940. Para contextualizar esse processo específico na sociedade brasileira da época, apresentamos fatos e mentalidades que marcaram a chegada dos primeiros protestantes e dos batistas ao Brasil e ao Mato Grosso, como a perseguição religiosa e a liberdade de culto religioso no país, o protestantismo e os ideais do liberalismo, os batistas perante a luta entre escravagistas e abolicionistas, frente à maçonaria e à dominação das mulheres na sociedade e na congregação religiosa. No âmbito de Três Lagoas, a Igreja Batista acompanha a história do lugar, sendo a primeira igreja protestante do município. Organizada no mesmo ano em que é fundada a cidade, a Igreja Batista se desenvolveu com a cidade, tendo se dado importantes e consolidadoras mudanças nas décadas de 1920 a 1940, tanto na instituição religiosa como na cidade. A influência da Igreja Batista foi marcante nas áreas da educação, saúde e segurança do município.

Sobre o autor:

Ademar Alves da Silva é Mestre em História (UFGD-MS), cursou as disciplinas: Geografia, Trabalho e Meio Ambiente e Dinâmicas Territoriais e a Geografia do Capitalismo, ambas no Doutorado em Geografia pela UFMS-CPTL (https://ppggeografiacptl.ufms.br/), como aluno especial. O referido autor é Especialista em Ensino de História e Geografia e suas Linguagens (UNICESUMAR – PR), Especialista em Ciência das Religiões: Metodologia e Filosofia do Ensino (FIJ – RJ), Especialista em Educação e Gestão Ambiental (UNIVALE – PR). Também tem Licenciatura Plena em Geografia (UNICESUMAR – PR), Pedagogia (UNIGRAN – MS) e em História (UFMS – CPTL). Atualmente é professor da rede pública de ensino. Ou seja, atua como educador nas redes de ensino Municipal e Estadual no Estado de Mato Grosso do Sul. Leciona como professor há mais de 10 anos nas etapas do ensino infantil, fundamental e médio.

Compre o livro pelo link: https://loja.editoradialetica.com/humanidades/a-presenca-da-igreja-batista-no-contexto-do-desenvolvimento-da-cidade-de-tres-lagoas-mt-1920-1940

O SINTED parabeniza o professor Ademar pela grande obra, que contribui para o município de Três Lagoas tanto na Educação, quanto na história.

Deixe um comentário