O SINTED esteve reunido na última sexta-feira (13) com a Secretária de Educação Profª Heliety Alves Antiqueira, Diretora Educacional e Pedagógica Ângela Brito e técnicos do departamento pedagógico para discutir sobre questionamentos apresentados por professores(as) da Rede Municipal sobre os documentos solicitados pela SEMEC através da instrução normativa 003 de outubro de 2020 que orienta o processo de encerramento do ano letivo.
Segundo relatos da presidente, professora Maria Diogo, o questionamento mais recorrente foi relacionado ao número de documentos solicitados a todos e, especialmente, aos professores de áreas e da Educação Infantil, sendo esses: um relatório final das aprendizagens e desenvolvimento com entrevista dos familiares anexada que ficará na Secretaria da Unidade de Ensino (essa entrevista/pesquisa foi fornecida pelos técnicos da SEMEC), um portfólio “livro da vida” das participações de cada criança a ser arquivado e um portfólio com os planejamentos das 16 etapas das APCAs – Atividades Pedagógicas Complementares à Aprendizagem.
A Diretora Educacional e Pedagógica explicou que no dia anterior (12/11) aconteceu uma reunião com os professores coordenadores e especialistas em educação responsáveis pelo segmento da Educação Infantil, onde esclareceram que estamos em um ano atípico devido à pandemia e que os registros garantem que alunos de todos os segmentos não percam o ano. Relatou, ainda, que o encontro foi um momento de detalhar a forma que todos os documentos solicitados possam ser produzidos. Assim, esclareceram as dúvidas e mencionaram várias sugestões a fim de facilitar o desenvolvimento das documentações.
O Técnico da Educação Infantil, Paulo Friosi, explicou que o portfólio a ser entregue para as famílias pode ser feito em vídeo distribuído em CD ou pode ser impresso e duplicado, tornando o portfólio a ser arquivado. Sendo assim, os professores possuem uma forma mais viável de execução, não deixando de contemplar todos os registros necessários referentes ao processo avaliativo.
Outro assunto discutido foi sobre a busca ativa. Filiados(as) do sindicato relataram que alguns gestores haviam determinado que os professores fossem a casa dos(as) alunos(as) sem acesso ou com baixo índice nas devolutivas das APCAs. Ângela Brito esclareceu que foi solicitado a cada gestor escolar um projeto de ação para busca ativa de forma remota, porém que não consta na normativa o deslocamento de profissionais da educação além da Unidade Escolar. Quanto aos plantões agendados, cada unidade escolar está trabalhando conforme seu Plano de Ação. No entanto, esclarece que o número de alunos vem sendo excessivo e ocorreram denúncias que serão verificadas, pois o objetivo difere do que foi solicitado pela SEMEC.
Durante a reunião, a presidente do SINTED, juntamente com a vice-presidente Adriana Paula e a 1ª secretária Isabel Borges, permaneceram reunidas com a Secretária de Educação para discussão sobre as horas extras/excedentes e pagamento dos sábados letivos das Especialistas em Educação e Professoras Coordenadoras da REME. Naquele momento, a Secretária de Educação informou que reunirá na próxima semana com o Sr. Gilmar Tabone para análise e posterior deliberação a fim de que essa reinvindicação seja atendida. O SINTED estará protocolando hoje (16/11) um ofício junto a SEMEC e Administração requerendo os pagamentos para os casos de eventuais substituição de professores(as) e sábados letivos.
Na oportunidade, o SINTED solicitou agendamento de reunião para discussão da resolução das aulas complementares e divulgação da prorrogação ou não do processo seletivo para 2021.
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