Filiado à

Vereadores de Três Lagoas solicitam ‘Fundeb permanente’ após audiência pública realizada em novembro de 2019

Desde o seu surgimento, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem sido um instrumento extraordinário para aumentar o número de matrículas nas escolas públicas. Porém, a vigência do fundo especial está assegurada somente até 31 de dezembro de 2020. Caso não seja renovado, quase metade das escolas públicas do país poderão fechar as portas.

Com o apoio do SINTED (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria), uma Audiência Pública foi realizada no dia 27 de novembro de 2019, intitulada “O financiamento da educação no Brasil e o Novo Fundeb”. A audiência, proposta pelo vereador Marcus Bazé, contou com a presença da professora Sueli Veiga, vice-presidenta da FETEMS (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul), e de Andreia Ferreira, supervisora do DIEESE regional MS, onde explicaram através de estudos, as consequências da educação básica brasileira sem a renovação do Fundeb.

Em resposta à audiência, os vereadores de Três Lagoas encaminharam uma indicação à Bancada Federal de Mato Grosso do Sul (Deputados e Senadores), onde solicitam que o fundo de manutenção se torne permanente. Em justificativa, os vereadores ressaltam que “o dinheiro é usado para pagamento do salário dos professores e para ações de manutenções e desenvolvimento do ensino, como a construção de quadras de esporte, reforma de instalações físicas, aquisição de carteiras, computadores, televisores e outros equipamentos, entre outras ações”.

Mais uma vitória do SINTED, contribuindo para uma educação de qualidade.

Deixe um comentário