Vereadores de Três Lagoas solicitam ‘Fundeb permanente’ após audiência pública realizada em novembro de 2019

Desde o seu surgimento, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem sido um instrumento extraordinário para aumentar o número de matrículas nas escolas públicas. Porém, a vigência do fundo especial está assegurada somente até 31 de dezembro de 2020. Caso não seja renovado, quase metade das escolas públicas do país poderão fechar as portas.

Com o apoio do SINTED (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria), uma Audiência Pública foi realizada no dia 27 de novembro de 2019, intitulada “O financiamento da educação no Brasil e o Novo Fundeb”. A audiência, proposta pelo vereador Marcus Bazé, contou com a presença da professora Sueli Veiga, vice-presidenta da FETEMS (Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul), e de Andreia Ferreira, supervisora do DIEESE regional MS, onde explicaram através de estudos, as consequências da educação básica brasileira sem a renovação do Fundeb.

Em resposta à audiência, os vereadores de Três Lagoas encaminharam uma indicação à Bancada Federal de Mato Grosso do Sul (Deputados e Senadores), onde solicitam que o fundo de manutenção se torne permanente. Em justificativa, os vereadores ressaltam que “o dinheiro é usado para pagamento do salário dos professores e para ações de manutenções e desenvolvimento do ensino, como a construção de quadras de esporte, reforma de instalações físicas, aquisição de carteiras, computadores, televisores e outros equipamentos, entre outras ações”.

Mais uma vitória do SINTED, contribuindo para uma educação de qualidade.

Vereadores de Três Lagoas solicitam 'Fundeb permanente' após audiência pública realizada em novembro de 2019 2
Vereadores de Três Lagoas solicitam 'Fundeb permanente' após audiência pública realizada em novembro de 2019 3