Resumo:
Métodos eficazes sugerem uma mudança de paradigma em que o aluno se torna o protagonista e reformador do processo de ensino, enquanto o professor assume o papel de mediador, criando um espaço para interação e participação ativa dos estudantes. A metodologia adotada nesta pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada na análise de literatura nacional. As publicações foram consultadas em bases de dados disponíveis nas plataformas online Scielo e Google Acadêmico, com destaque para autores como Masini; Moreira, (2008); Miranda (2019); Novak (1998), entre outros. O objetivo da pesquisa foi analisar como a aprendizagem significativa, aliada a estratégias ativas de ensino, pode ser aplicada nas aulas de Educação Física na educação básica. Na perspectiva da aprendizagem significativa, a adoção de métodos ativos não apenas favorece a aquisição de conhecimentos teóricos, mas também promove o desenvolvimento de competências motoras, sociais e emocionais. Por meio dessas práticas, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, tomar decisões, resolver conflitos e refletir sobre suas próprias ações, adquirindo habilidades essenciais para uma formação integral e cidadã.1Este artigo foi elaborado pelo doutorando bolsista CAPES Welton Rodrigues de Souza e orientado pela Prof.ª Raquel Rosan Christino Gitahy, Doutora em Educação (UEMS e Unoeste).
Link para download: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/6124/8674
Biografia do Autor
Welton Rodrigues de Souza Doutorando Bolsista em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) -Código de Financiamento 001 Orcid:https://orcid.org/0000-0002-9779-7022 E-mail: weltonprofessor10@gmail.com