ARTIGO: ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS DISCENTES DO PPGE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Resumo:

A análise crítica da produção acadêmica constitui um pilar fundamental para o contínuo aprimoramento da qualidade das investigações realizadas no campo da Educação. Nesse contexto, este artigo apresenta uma revisão sistemática das teses defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, estado de São Paulo, no período de 2020 a 2024, seguindo o protocolo PRISMA. O objetivo da análise foi identificar e refletir sobre as características epistemológicas e as abordagens metodológicas adotadas nas teses com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) evidenciando suas contribuições para o campo da formação docente. Para a realização deste escrutínio, foram examinadas 07 teses. As categorias de análise consideraram aspectos como a metodologia, o delineamento, as técnicas de coleta de dados, além da identificação epistemológica do trabalho científico. O estudo revelou que quatro das sete teses adotou a abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos com destaque para a predominância da abordagem cognitivista nas investigações no campo da Educação, um ponto que merece reflexão sobre os paradigmas que orientam a produção do conhecimento sobre Educação.

Link para download: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/17638/9733

Biografia do Autor
Welton Rodrigues de Souza Doutorando Bolsista em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) -Código de Financiamento 001 Orcid:https://orcid.org/0000-0002-9779-7022 E-mail: weltonprofessor10@gmail.com

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