Resumo
Esta pesquisa de Mestrado em Educação (UEMS, Paranaíba), na linha “Currículo, Formação Docente e Diversidade”, investigou a atuação de professores na atenção a indícios de violência e proteção infantil. A violência doméstica, que abrange diversas formas de dano no contexto familiar, é um tema crucial para profissionais, especialmente professores, que têm um papel relevante na denúncia aos órgãos competentes. A metodologia qualitativa descritiva foi aplicada em duas escolas de Três Lagoas-MS. Foram levantados e analisados dados sobre crianças vítimas de violência, e questionários semiestruturados foram aplicados a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) para verificar a detecção e a atuação em casos de violência. Os resultados mostram que os professores possuem conhecimento sobre violência doméstica contra crianças e como devem proceder. Contudo, as escolas pesquisadas raramente comunicam essas situações ao Conselho Tutelar, sendo a maioria das denúncias sobre não assiduidade e, com pouca frequência, sobre violência física. Mesmo assim, as escolas se apresentam como um espaço de segurança para crianças e adolescentes vitimizados, apesar da limitada participação direta do Conselho Tutelar. Conclui-se que os achados podem colaborar significativamente na formação continuada de docentes, dando visibilidade à temática e oferecendo sugestões para lidar com a violência doméstica no cotidiano escolar.
Link para download: https://interferencejournal.emnuvens.com.br/revista/article/view/36
Biografia do Autor
Welton Rodrigues de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Doutorando em educação pela Universidade do Oeste Paulista.