Resumo
Entender as transformações pelas quais passa a educação hoje é papel do professor, do aluno e de toda a sociedade; também é fundamental saber a importância da escola e a sua função para que o processo de ensino e de aprendizagem possa ser melhorado de forma efetiva; porém, não se pode esquecer, sobretudo, que é um desafio para os professores que desejam construir metodologias e estratégias que concretize o aprendizado e as formas educacionais. Assim, o ato de brincar pode ser um facilitador da aprendizagem, destacando a importância do jogo e da ludicidade, onde o indivíduo aprende a criar e respeitar regras, discutindo as mesmas, respeitando o outro, tendo a curiosidade estimulada juntamente com a autoconfiança e a autonomia. O presente artigo visa estudar e analisar a importância do brincar na educação infantil, como pratica pedagógica nos primeiros anos de ensino. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, a partir de referenciais bibliográficos na concepção de autores para observar o quanto a ludicidade será útil como recurso pedagógico na educação infantil. O brincar na escola proporciona que o educador trabalhe os conteúdos de maneira lúdica, fazendo com que a aprendizagem fique mais significativa.
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Biografia do Autor
Welton Rodrigues de Souza, Universidade do Oeste Paulista
Doutorando em Educação, bolsista CAPES pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE.
Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.