Filiado à

PROFESSORA DE TRÊS LAGOAS PARTICIPA DO ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES

Ana Cristina Cordeiro de Almeida se reinventou em tempos de pandemia da Covid-19 e transformou seu quarto em sala de aula.

Logo após o início das aulas presenciais da Rede Municipal de Três Lagoas, iniciou-se a pandemia do Novo Coronavírus, onde professores tiveram que se reinventar e utilizar recursos tecnológicos para dar aulas à distancia. Foi neste cenário que a professora Ana Cristina Cordeiro de Almeida, alfabetizadora do 1º ano da Escola Municipal Professora Marlene Noronha Gonçalves, transformou seu quarto em uma sala de aula.

Tudo começou quando a professora começou a fazer brincadeiras com sua filha no aplicativo TikTok, uma rede social que permite fazer vídeos curtos e interativos.  “Eu pensei: por que não montar uma sala de aula, onde eu possa interagir e estar mais perto do meu aluno, ajudando os pais para fazer as leituras de rotina de sala de aula, ensinar como confeccionar jogos com materiais reciclados e contar histórias?”, explica Ana Cristina.

Quarto de Ana Cristina transformado em sala de aula.

A educadora faz o uso de aplicativos e o próprio celular para produzir seus vídeos, onde conta histórias para seus alunos. “estou utilizando um aplicativo do play games, onde tiro print da atividade e vou lendo em vídeo explicando as atividades das Apcas (atividades pedagógicas complementares). Duas vezes na semana faço a contação de histórias”.

Com a sua inovação, Ana recebeu um convite irrecusável: participar do programa Encontro com Fátima Bernardes, da rede Globo, no dia 24 de julho, para mostrar seu quarto e contar sua experiência como professora em tempos de pandemia.

“O informativo da prefeitura me ligou falando que a nossa diretora e coordenadora pedagógica, Ângela Brito, havia passado o meu número de celular, pois o programa da Fátima Bernardes estava interessado em fazer uma reportagem comigo. Fiquei surpresa e disse que sim, logo em seguida o editor Thiago me ligou e  disse que se interessou pela história na matéria que tinha saído no Hoje Mais, onde tudo aconteceu”, conta.

Durante o programa, Ana recebeu uma homenagem de Fátima Bernardes, onde a apresentadora exibiu vídeos com mensagens de seus alunos. Confira a entrevista completa clicando aqui.

Sobre educar à distância, a professora afirma que nada substitui as aulas presenciais. “É uma nova realidade que está aí e temos que buscar o melhor para os nossos alunos para que os mesmos não fiquem desmotivados”, e completa, “nunca mais seremos os mesmos. Estamos revendo nossos valores, redescobrindo a importância da família, dos amigos e do consumo consciente, onde a solidariedade e a empatia serão as ‘armas’ da mudança”.

Perguntada sobre uma frase que possa inspirar outros professores, Ana citou um trecho de Braúlio Bessa, que a inspira diariamente. “Seja um Arquiteto dos seus Sonhos. Um motorista da vida dirigindo no escuro. Um Plantador de Esperança. Cultivando em cada criança um Adulto Sonhador”.

Deixe um comentário