Filiado à

CARTA ABERTA: DIGNIDADE É O QUE PEDIMOS PARA OS ADMINISTRATIVOS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Senhores pais e/ou responsáveis,

Uma educação de qualidade não se resume apenas ao trabalho dos professores em sala de aula, mas abrange também todo o conjunto de profissionais que atuam para garantir o pleno funcionamento das escolas e Centros de Educação Infantil. Chamados carinhosamente por ‘tia da merenda’, ‘tia da limpeza’, ou simplesmente ‘tia/tio’ pelos alunos, são profissionais como esses, juntamente com as atendentes, assistentes e secretários escolares, que também fazem a educação acontecer, que cuidam das nossas crianças e de toda a organização das unidades de ensino.

No entanto, é lamentável que estes profissionais, que tanto se dedicam para nossas crianças, continuem enfrentando a falta de valorização por parte do governo municipal, sofrendo com salários baixos, sem o mínimo de dignidade e reconhecimento.

Querem nos dar apenas 4,62% de reajuste diante de um aumento exorbitante no preço dos utensílios mais básicos. Para se ter uma ideia, o salário inicial de um administrativo da educação é de R$1.281,42, ou seja, abaixo do salário mínimo que atualmente está em R$ 1.412.

Essa falta de valorização não apenas impacta diretamente o bem-estar desses(as) trabalhadores(as), mas também a qualidade do ambiente escolar e, consequentemente, o aprendizado dos nossos filhos.

Com isso, solicitamos o seu apoio e pedimos que se juntem a nós nessa luta para pressionar as autoridades competentes a reconhecerem o valor dos administrativos da educação, e proporcionar um salário justo, reajuste no vale-alimentação e calendário para discussão da reformulação da carreira.

É necessário salientar que a paralisação não foi e nunca é a primeira opção. Houveram diversas tentativas de diálogo com o governo municipal, porém sem avanços.

Nossa luta será sempre permanente por valorização profissional e carreira digna para os Administrativos da Educação e com seu apoio, podemos fazer a diferença na vida destes profissionais.