Em alusão ao dia da Consciência Negra, ontem (12), o Conselho Municipal dos Direitos do Negro, em parceria com o SINTED, realizou uma Roda de Conversa da Mulher Negra, aqui no nosso sindicato, onde contou com a presença de mulheres fortes para falar sobre esse assunto importante.
Diversos temas foram debatidos, como o silenciamento da mulher negra nos dias atuais, frente ao preconceito e racismo existente em nossa sociedade; a dor da mulher negra, frente ao racismo e preconceito; e a necessidade de maior representatividade da mulher negra nos diversos segmentos da sociedade.
Entre as convidadas, estavam: Alba Lessa, musicista; Claudia Lucas, acadêmica da UFMS, do curso de Direito; Michelle Dias, acadêmica da UFMS, do curso Medicina; Maria Eulália da Silva, professora aposentada; e nossa presidenta do SINTED, professora Maria Laura Castro dos Santos.
Segundo Cidolina de Fátima da Silva, uma das organizadoras e integrante da Comissão do Movimento da Mulher Negra, por obter uma avaliação positiva no primeiro evento, haverá outras ações do Conselho para o fortalecimento e empoderamento da mulher negra. “Este evento será realizado anualmente, porém, poderá acontecer mais de um evento com esse formato, conforme a necessidade de reunir a mulher negra e discutir sua situação junto à sociedade”, explica.