Filiado à

A SECA E A LIÇÃO DOS IPÊS UMA BREVE REFLEXÃO

Uma forte seca vai assolando os campos
Novas belezas vão surgindo na imensidão
Elegância dos ipês enfeitam as paisagens
Variadas cores vão embelezando o sertão…

A desolação do verde dá lugar a elegância
Aguardando o final da seca com confiança
Somente a recordação das lutas travadas
Nos coloridos ipês revestidos de esperança…

Que esta seca seja uma mera recordação
De um período que só passou pelo sertão
Sendo os ipês nítidos embaixadores da paz
Nas cores e nos perfumes desta reflexão…

Mensageiros da paz em belos ramalhetes
Um espetáculo da natureza em nítida cor
Louvam a Deus embelezando os campos
Retrato incondicional do amor do criador…

Que continuem a incentivar os meus versos
Presenteado sempre um poema inspirador
Que vê nos ipês um exemplo a ser seguido
Superando variadas adversidades e toda dor…

Prof. Poeta Gabriel do Nascimento Carvalho,

01/08/2019 Direitos reservados ao autor sob a Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98

BIBLIOGRAFIA – APRESENTAÇÃO
PROF. POETA GABRIEL DO NASCIMENTO CARVALHO

A SECA E A LIÇÃO DOS IPÊS UMA BREVE REFLEXÃO 2

Nasci em Três Lagoas em Janeiro de 1978, e depois de alguns meses minha família mudou-se para Selvíria – Mato Grosso do Sul. Fui Criado praticamente em Selvíria e aqui cresci, estudei e me formei em Pedagogia pela FAISA – Faculdade de Ilha Solteira/SP. Ainda na minha adolescência, comecei a escrever meus primeiros textos poéticos, tendo o incentivo dos meus professores Izabel Jardim da Silva e José dos Santos Meira que me ajudaram muito na leitura e na escrita dos meus poemas. Por falta de organização da minha parte, perdi muitos poemas no decorrer do tempo por não ter em mente a edição de um livro.
Falar do poeta em si não é uma tarefa fácil. Todo poeta surge quando há um encontro verdadeiro consigo mesmo, transformando-se em arte seu protesto, suas angústias, ansiedades e progressos. Na maioria das vezes, todo poeta surge com as questões do coração, onde uma musa inspira poemas apaixonados e dedicados. Com o passar do tempo, a poesia vai amadurecendo e começamos a escrever sobre o que acontece a nossa volta, como homenagens que fazemos às nossas mães e pais, a cidade que moramos, os problemas que nos confrontamos e tudo aquilo que esperamos que se torne digno para outras pessoas em situações sociais.
Aprecio a boa poesia e principalmente quando o poeta faz sua declamação, mostrando todo sentimento que além das letras fica para todos que assistem naquele momento. Sou fã dos poetas Manoel de Barros, Vinícius de Moraes, Manoel Bandeira e o escritor Monteiro Lobato. Dos escritores Consagrados, admiro os escritores Machado de Assis, Aloizio de Azevedo e os versos do Poeta Vaz de Camões.
Na escola que trabalho, sempre costumo presentear os professores com poemas sobre os vários temas que em uma hora ou outra, surgem pelas minhas inspirações e que eles leem aos seus alunos e muitas vezes esses poemas tornam-se atividades em sala de aula, o que é para mim uma honra como poeta. Mantenho aqui na escola que trabalho um mural de poemas onde os alunos apreciam junto com os professores de artes os valores poéticos e muitas vezes inspiram–se a escrever. Aqui na minha realidade, sou conhecido como poeta escolar, por trabalhar como Secretário Escolar em uma escola no período diurno e no período noturno sou professor substituto em outras escolas.

Deixe um comentário