Filiado à

PROFESSORA ERIKA CARLA NOGUEIRA DA SILVA FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM SUA DISSERTAÇÃO

Erika Carla Nogueira da Silva, professora das escolas Gentil Rodrigues Montalvão, Nelson Custodio de Oliveira e Padre João Thomes de Três Lagoas, realizou uma pesquisa intitulada “Da Leitura de Mundo à Leitura da Palavra: Memória, Infâncias e Diversidades”, onde tem como objetivo falar sobre a importância da educação literária na Educação Infantojuvenil, tendo como ênfase descobrir os principais valores por meio do livro literário nas diversas fases do desenvolvimento da criança.

Sua defesa de dissertação aconteceu no dia 31 de janeiro. Confira o resumo:

Erika contou que a vontade de pesquisar sobre esse tema surgiu quando iniciou um trabalho com a leitura na sala de aula com as turmas do Ensino Fundamental ll e do Ensino Médio na Escola Estadual Padre João Thomes.

“Algumas atividades temáticas foram praticadas durante o ano letivo de 2018 com os alunos do ensino fundamental e ensino médio na disciplina de Leitura, com o intuito de promover o habito de leitura para os variados gêneros e semear novos leitores em uma geração em que a internet é a sua maior viagem”, explicou a professora.

Na apresentação da dissertação, ela citou um exemplo de um trabalho realizado com seus alunos onde eles tiveram acesso ao documento “a carta de Pero Vaz de Caminha” para que pudessem comparar a escrita de antes e de hoje e a forma que eram enviadas aos seus destinatários.

Com as aulas, os alunos passaram a se interessar cada vez mais pela leitura, surgindo a brilhante ideia de desenvolver uma premiação em que os leitores destaques do bimestre poderiam ganhar livros como forma de incentivo. “Com o número maior de [leitores] destaques, surgiu a ideia dos ‘Dindos Literários’, uma vez que muitos deles nunca haviam ganhado livro de presente, como também aqueles que nunca compraram um livro em toda sua vida. Então foi feito um convite para as pessoas adotarem um afilhado leitor com apenas vinte e cinco reais”.

O projeto de incentivo à leitura foi um grande sucesso! Erika explica que o número de alunos interessados passou a aumentar cada vez mais e os padrinhos que antes eram convidados para participar do projeto, começaram a procurar a escola para apadrinhar um leitor. 

“É importante oferecer uma boa formação das crianças desde a Educação Infantil, uma vez que a mediação literária é um grande marco para alcançar a formação integral do leitor, alcançando a criticidade, a liberdade e o conhecimento além do que está escrito, é a leitura de mundo à leitura da palavra”, finaliza.

Deixe um comentário