Filiado à

Vacina para todos os Trabalhadores da Educação, já!

Os estudos científicos são realizados com a finalidade de melhorar a vida humana e ambiental. As vacinas representam o que de melhor esses estudos produziram. Com elas milhões de vidas já foram poupadas no século passado e no atual. Mesmo com séculos de desenvolvimento científico, ainda persistem pessoas que questionam a ciência. Além de questionarem, fazem propaganda contra. É como se estivéssemos em plena Idade Média, onde se fazia caça às bruxas, ou seja, aos que promoviam a ciência. Também alguns líderes religiosos professam contra ela. Esses protagonistas do obscurantismo são um verdadeiro mal para a humanidade.

A proliferação da Covid-19, pelo mundo afora, provocou uma grande corrida em busca de uma vacina, já que não existe medicamentos para o seu combate. Pelo que já lemos, a vacina que foi elaborada em tempo menor demorou quatro anos para ser concluída. Hoje, em tempo recorde, foi criada a vacina contra a Covid: menos de um ano! Assim, milhões de vidas serão salvas.

Um dos motivos da pressa do remédio, além de salvar vidas, é o retorno às aulas presenciais, além da questão econômica. É bem visível o prejuízo intelectual para uma sociedade quando as escolas não funcionam. Mas, a grande perda também está no aumento da distância de aprendizado entre os alunos mais pobres e os mais afortunados. Nos países onde o sistema educacional é precário como o nosso e onde existem escolas para ricos e para os pobres, essa dicotomia toma proporções enormes, causando grandes prejuízos à maioria da população.

Boa parte dos mestres apresentam comorbidades para a Covid-19. Sabe-se que as crianças e jovens geralmente não apresentam sintomas da doença mesmo estando infectadas. Sendo assim, é de se notar a grande importância da vacinação voltada para os professores para que o retorno às escolas seja seguro para eles. Mesmo com todos os cuidados (máscaras, álcool gel, termômetro, distanciamento, etc) o contato entre alunos e trabalhadores da educação é imediato, principalmente com as crianças, que adoram abraçar seus mestres. O afeto é uma das grandes promotoras da educação. A relação afetiva entre estudantes e educadores é fundamental para o desenvolvimento do aprendizado. Desta forma, a vacinação dos trabalhadores da educação toma grande importância para o processo de aprendizagem. O abraço e o carinho são fundamentais!

#Vacinaçãojá!

Petrônio Filho

2 comentários em “Vacina para todos os Trabalhadores da Educação, já!”

  1. Maravilhoso texto, Petrônio 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
    Parece mesmo que estamos na idade média com pessoas questionando a ciência e inventando monstruosidades contra a vacina. 😔

    Responder

Deixe um comentário