Filiado à

MAIS UMA CONQUISTA DO NOSSO SINDICATO! PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REME SÃO BENEFICIADOS COM NOTEBOOKS E VALE INTERNET

Durante a pandemia, os professores da Rede Municipal de Ensino utilizaram seus próprios equipamentos como computador, celular e internet para oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos, principalmente em tempos tão difíceis da Covid-19.  Pensando nisso, SINTED realizou uma campanha nas redes sociais, em abril do ano passado, solicitando ao prefeito Ângelo Guerreiro à aquisição de chips e equipamentos tecnológicos imprescindíveis à inclusão digital e ao desenvolvimento das funções educacionais (desktops ou notebooks), provendo os profissionais da educação da REME de instrumentos de trabalho compatíveis com as novas tecnologias existentes.

Confira algumas artes da campanha do SINTED nas redes sociais:

Após muita luta e mobilização dos trabalhadores da educação juntamente com o SINTED, a Secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou uma entrega simbólica de 1100 notebooks no dia 15 de março, que foram disponibilizados aos professores, especialistas em Educação, coordenadores pedagógicos, diretores e diretores-adjuntos em exercício nas Unidades de Ensino da Rede Municipal, coordenadores de núcleos, técnicos do departamento pedagógico e gestores da SEMEC.

A entrega dos equipamentos é uma etapa do Programa Aprendendo Mediado pelas Tecnologias (PROATEC) e, além da doação dos notebooks, os profissionais da educação irão receber mensalmente o valor de R$70 para custear os gastos com internet.

Essa vitória é de todos nós, que firmamos uma batalha para que os profissionais da educação fossem respeitados e valorizados. “Enquanto eu luto, sou movido pela esperança; e se eu lutar com esperança, posso esperar.” Paulo Freire

Confira mais fotos:

Milton Ribero anuncia exoneração

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu exoneração do cargo a Bolsonaro. O pedido chegou nesta segunda-feira (28), após vir à tona um suposto favorecimento de pastores na distribuição de verbas do ministério.

A existência de um “gabinete paralelo” integrado por pastores que controlariam verbas e agenda do Ministério da Educação foi revelado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Depois, a “Folha de S.Paulo” divulgou o áudio de uma reunião em que o ministro disse que, a pedido do presidente Bolsonaro, o repasse de verbas seguiria as indicações de dois pastores.

>> STF quer apurar corrupção no MEC em esquema denunciado por 10 prefeitos

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, o fato de o ministro utilizar o espaço público para o governo paralelo – e trazê-lo para dentro do Ministério da Educação – configura crimes contra o povo brasileiro e contra a constituição.

“Então ele não deve somente deixar o cargo. Milton Ribeiro deve sair do MEC preso, já que ele é um criminoso”, argumentou Heleno.

CNTE

APOSENTADAS DO SINTED FAZEM EXCURSÃO PARA A LAGOA SANTA

Nos dias 23 a 25 de março, o SINTED realizou uma excursão para a Lagoa Santa, organizada pela Arlinda Andrade, Diretora do Departamento dos Aposentados, especialmente para as nossas aposentadas!

Localizado em Goiás, as aposentadas ficaram hospedadas no hotel Thermas Lagoa Santa, dentro da Lagoa Santa, sendo o principal cartão de visita do município. Um paraíso ecológico, formados por mata, rio e nascentes termais, formando uma lagoa de águas límpidas, termais, minerais e medicinais, com temperatura média de 31º c. Possui fontes naturais sulfurosas, ideais para quem queira relaxar e recarregar energias. Um lugar rico na beleza, rico na história, onde a paz e a natureza escolheram para morar! Incrível, né?!

Durante a viagem, foi possível visitar outros pontos turísticos como Balneário do Akira e a Lagoa do Peixe. Parabéns, aposentadas, vocês merecem! E que venham mais viagens.

Confira mais fotos:

[ARTIGO] CONHECIMENTO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS: RELATO DE PROFESSORES

Uma pesquisa de Welton Rodrigues De Souza e Maria Jose de Jesus Alves Cordeiro.

Resumo
Neste artigo, teve-se como objetivo investigar o conhecimento de professores/as referentes à violência doméstica contra crianças. É um tema relevante na contemporaneidade, sobretudo, aos professores/as que têm seu papel na realização de denúncias aos Órgãos Competentes. Para realizar esta pesquisa, optou-se pela metodologia da pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, realizada em duas escolas de um município de Mato Grosso do Sul. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado junto aos/as professores/as, dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com o fito de compreender o que entendem sobre violência doméstica. Dentre os resultados alcançados, pode-se sintetizar que os/as professores/as possuem conhecimento sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes e como devem proceder com as vítimas identificadas em sala de aula. Assim, conclui-se que os resultados obtidos com esta pesquisa podem colaborar, de maneira significativa, com a formação continuada de docentes, dando visibilidade à temática e oportunidade de se refletir sobre o assunto no cotidiano escolar.

Leia o artigo completo clicando no link:

https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/622

Welton Rodrigues de Souza é filiado ao SINTED, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Paranaíba. Professor na Escola Municipal Presidente Médici.