Filiado à

8 DE MARÇO É DIA DE RECORDAR A LUTA DAS MULHERES E PAUTAR NOVAS BATALHAS DENTRO DO CONTEXTO HISTÓRICO QUE VIVEMOS

As discriminações contra as mulheres que causam e perpetuam violências estão baseadas em concepções rígidas e desiguais de gênero – construções que determinam os comportamentos femininos e masculinos tidos como ‘socialmente adequados’ em um determinado grupo, comunidade ou país. Essas concepções foram construídas ao longo dos séculos até os dias de hoje. 

O feminicídio é resultado do ideal machista e conservador que deu aos homens do “direito de posse” sobre as mulheres. Apesar dos avanços, como a Lei do Feminicídio, ainda é muito recorrente as diversas formas de violência contra as mulheres. 

Por séculos fomos expostas a todo tipo de violência e hoje nos defendemos por meio das leis conquistadas historicamente. Fomos alcunhadas de bruxas, pecadoras e submetidas aos homens.  Mas fomos à luta!

Ao longo das décadas conquistamos o nosso espaço social e hoje podemos dizer que estamos no caminho e, sobretudo, lutando coletivamente para novas conquistas mesmo em um projeto de governo conservador e negacionista. Ainda somos violentadas de todas as formas, pois o machismo e o conservadorismo não acabaram.

A epidemia da Covid enclausurou as pessoas, resultando no aumento da violência doméstica. O retorno dos ideais conservadores com força, em nossa sociedade, também contribuiu para esse resultado. Assim, a luta das mulheres contra esse tipo de crime tornou-se mais difícil. A derrubada de ideais seculares requer muita persistência, daí a necessidade de estarmos juntos nessa árdua batalha.

Por isso mesmo, temos que continuar unidas na busca do respeito social, principalmente por parte dos homens. Nunca poderemos concordar com os abusos sobre nós. Nunca poderemos ficar quietas mediante tais desídias.  Com nossa força e união venceremos todas as injustiças que permeiam as relações tóxicas e violência nas relações das mulheres cis e trans.

Neste 8 de março, reafirmamos que estamos cansadas de todos os tipos de violência e que também queremos emergencialmente direito a vacinação, trabalho e reconhecimento dos direitos para todas. Somos mães, estudantes e trabalhadoras, também temos direito a retomar nossa rotina com segurança.

Apesar de todas as pedras no caminho continuamos e continuaremos sonhando, lutando e resistindo.  Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Deixe um comentário