Filiado à

CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza

O dia das crianças está chegando e para comemorar essa data especial, o CEI Olga Salati Marcondes está promovendo a Semana da Criança, entre os dias 27 de setembro a 08 de outubro. Com diversas atividades e brincadeiras educativas, o CEI preparou seis estações com temáticas diferentes, desenvolvidas com base em um livro da professora Olga Salati Marcondes, para proporcionar uma educação de qualidade em contato com a natureza.

A ideia veio da professora de educação infantil, Lidiane Barrios da Silva, que através da abordagem educacional Reggio Emilia, idealizada pelo pedagogo italiano Loris Malaguzzi, buscou promover atividades em que as crianças pudessem ser protagonistas na construção do conhecimento, onde os temas partem delas mesmas.  

CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 2

A professora explica que prefere realizar atividades em contato com a natureza. “Loris Malaguzzi começou a observar que as crianças aprendiam muito mais fora da sala de aula, vivenciando, pesquisando, investigando, e é essa abordagem que eu estou usando. Eles gostam de estar em contato da natureza e esse é um dos ganchos que comecei a pesquisar mais, porque eles aprendem muito mais”.

CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 3

Lidiane entrou em contato com a Olga Maria, filha da professora Olga Salati Marcondes, para saber mais a fundo a história da educadora que deu nome ao CEI. “Olga Maria nos deu o livro original de 1990, escrito pela sua mãe, chamado ‘História do Tatuzinho’, e nós começamos a estudar o livro para repassar para as crianças. A partir daí, criamos vivencias e experiências para contextualizar e fazer toda essa investigação com os alunos”, conta.

Com o livro de Olga, foi possível trabalhar diversos temas envolvendo os animais e a natureza na Semana da Criança, divididos em estações chamadas de Ateliês em Movimentos. Cada professor montou uma estação e trabalharam em equipe para proporcionar momentos de aprendizado e diversão para os alunos.

CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 4

A Professora Coordenadora do CEI, Annete Lopes Sejopoles Modesto, explicou que todos os educadores pesquisaram sobe a vida de Olga e que futuramente pretendem fazer um projeto sobre a educadora. “Acabamos descobrindo que ela foi uma grande artista, ela era envolvida com as artes, com as crianças, com a infância e isso foi um presente pra nós”. 

Entre as atividades realizadas durante a Semana da Criança, os alunos já aprenderam sobre as espécies de tatus, sobre as abelhas, confeccionaram instrumentos com semente de jacarandá, além de outras atividades com o objetivo de ensinar a preservar a natureza. “A criança sai de uma pandemia onde ficou dentro de casa, fechada, e de repente chega aqui e se depara com a situação de ter que ficar dentro de uma sala de aula o tempo todo. Eu acho isso terrível para eles, por isso eu quero que eles levem para a escola outra experiência do CEI, que sejam aprendizagens significativas, aonde eles irão levar para o resto da vida”, ressalta Lidiane. 

CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 5
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 6

Para Annete, “na educação infantil é importante trabalhar não só o imaginário, porque tem muitas coisas por trás disso: a formação emocional, a formação psíquica, a memória. Antônio Candido defendia essa formação através da literatura. A literatura é um espaço libertário, então nós, do CEI Olga Salati, sempre partimos de um livro de literatura infantil de qualidade, para poder desenvolver um projeto”.

Lidiane finaliza dizendo que toda a experiência está sendo maravilhosa. “Eu estudei bastante durante a pandemia para entender mais sobre a criança que estou recebendo, e muitas delas vieram com alguns traumas da pandemia, estavam ansiosas e é uma forma deles diminuírem essa ansiedade. Para mim também é uma terapia trabalhar esse projeto com eles. Às vezes chego no finalzinho da tarde, cansada, mas com a certeza do dever cumprido”.

CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 7

O SINTED parabeniza a equipe do CEI Olga Salati pela dedicação e carinho com as nossas crianças, proporcionando uma educação de qualidade e transformadora.  

“Educação infantil é amor e dedicação. É respeitar o tempo de cada aluno para garantir sua inserção no mundo do saber.” – Heloísa Paiva.

Confira mais fotos:

CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 8
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 9
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 10
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 11
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 12
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 13
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 14
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 15
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 16
CEI Olga Salati Marcondes realiza Semana da Criança com muito aprendizado, diversão e contato com a natureza 17

Deixe um comentário