Coluna de Edimilson Cardoso da Cruz

Coluna de Edimilson Cardoso da Cruz 2

Edimilson Cardoso da Cruz

Direitos Humanos e Diversidade Sexual e de Gênero

É pedagogo formado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS Campus de Três Lagoas/MS; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS – Campus de Paranaíba/MS. Coordenador Geral da Associação Três-lagoense de Gays Lésbicas e Travestis – ATGLT e Membro do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – FONGES LGBT.

Fragmento inicial

É com muito orgulho que começo a minha caminhada como colunista neste blog do Sindicato dos Trabalhadores da Educação – Três Lagoas e Selvíria – Sinted. Considero uma honra estar ao lado de colunistas como Luciana Rueda, Fontoura, Belon, Maria Laura, entre outros. Espero contribuir à altura para a qualidade desse time de respeito, com opiniões embasadas e bons argumentos em defesa dos Direitos Humanos e Diversidade LGBT+.

O que esperar deste novo colunista? Para quem já me acompanha na minha história de luta e militância e produções acadêmicas sobre a comunidade LGBT+, não haverá muitas surpresas sobre a minha escrita; aos que passa a me conhecer agora, este é o estilo ou conteúdo de que gosto de escrever. Neste sentido, além da experiência de atuar no movimento social com os LGBT+ – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros, a mais de 30 anos, trago à memória o fato de o colunista desta nota de apresentação atuar em um órgão governamental, na Coordenação Estadual de DST/AIDS, como pedagogo, em ações de prevenção, as DST/AIDS, que a coordenação desenvolveu junto a profissionais do sexo-TTs, e a experiência de desenvolver ações voltadas aos LGBT+, na Secretaria Municipal de Assistência Social, do município de Três Lagoas/MS, como seminários e oficinas. E na atuação Coordenador Geral da Associação Três-lagoense de Gays Lésbicas e Travestis – ATGLT e como membro do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – FONGES LGBT.

Portanto, considerando o histórico deste colunista/pesquisador junto ao público LGBT+, espero criar a partir da minha análise, aqui, um ótimo ambiente de debate, calcado nos argumentos, evitando ofensas pessoais. Compreendi ao longo da minha historia de vida que os comentários críticos são importantes e serão aceitos e bem-vindos, desde que focados em argumentos. O/a leitor/a pode esperar deste colunista uma leitura sempre realista, que não sucumbe facilmente à tentação de deixar as emoções dominarem a razão, defendo a democracia representativa e os direitos humanos, da diversidade e principalmente da comunidade LGBT+, “[…] essas reflexões possibilitam pensar os discursos e as verdades que circulam na sociedade contemporânea, e nos mais diversos campos do saber, como práticas que constroem aquilo que falam, tendo em vista que somos expostos, diariamente, a esses discursos que são responsáveis por formar nossa identidade enquanto sujeitos/as.” (CRUZ, 2019, p. 64).

Assim, mediante tal registro, apresento o importante papel dos movimentos sociais LGBT+, presente em nossa sociedade para lutar e conseguir efetivar e garantir os direitos humanos básicos para a comunidade LGBT+, principalmente em tempos que nossos direitos estão sendo rechaçados, por uma política governamental que retira os direitos adquiridos ao longo da história com muita luta  da sociedade organizada e da comunidade LGBT+.

2 comentários em “Coluna de Edimilson Cardoso da Cruz”