EE FERNANDO CORRÊA PROMOVE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO – TODOS PELA VIDA!

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina organizam o Setembro Amarelo e é no dia 10, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde o início do mês, na EE Fernando Corrêa várias ações simultâneas estão sendo promovidas e envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar.

EE FERNANDO CORRÊA PROMOVE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO - TODOS PELA VIDA! 2

A profª Sandra Damasceno desenvolve o Projeto Gentileza com todos os estudantes do ensino médio durante todo o ano letivo, e nesse mês desenvolveu ações juntamente com os demais professores, de forma interdisciplinar sobre o tema Setembro Amarelo. Os estudantes produziram cartões com mensagens de apoio e solidariedade, sendo que estes foram distribuídos nas salas de aula.

EE FERNANDO CORRÊA PROMOVE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO - TODOS PELA VIDA! 3

Todos os segmentos da comunidade escolar vestiram a camisa literalmente do tema Setembro Amarelo em um dia da semana, para enfatizar o sentimento de solidariedade com o próximo, para que os estudantes mais fragilizados se sintam acolhidos e saibam que não estão sozinhos.

EE FERNANDO CORRÊA PROMOVE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO - TODOS PELA VIDA! 4

Além das ações do projeto Gentileza, todo o ambiente escolar reporta às ações da campanha. A profª Rosemary Hipólito confeccionou painéis para alegrar alguns pontos da escola e a profª Glauciane Pereira colocou em murais as produções dos estudantes sobre autocuidado e frases de motivação, bem como os professores do Projeto de Vida têm dialogado sobre as dores da alma e as questões socioemocionais.

EE FERNANDO CORRÊA PROMOVE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO - TODOS PELA VIDA! 5

Para a diretora adjunta Selma França, as ações da campanha Setembro Amarelo é de suma importância: “Na verdade, as ações de acolhimento aos estudantes vêm sendo feitas desde o retorno às aulas presenciais, uma vez que nos deparamos com casos de alunas com crises de ansiedade e pânico, porque o isolamento social durante a pandemia vem deixando suas sequelas, daí a importância de toda a mobilização da campanha.”

EE FERNANDO CORRÊA PROMOVE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO - TODOS PELA VIDA! 6

A EE Fernando Corrêa hoje possui quase 1.300 estudantes matriculados e a grande maioria está frequentando a escola presencialmente, de forma escalonada e híbrida, sendo que apenas 16% do alunado permanece no ensino remoto. Considerando-se a boa organização da escola e os esforços coletivos para manter as medidas de biossegurança, todos os segmentos da comunidade escolar promovem esforços voltados ao autocuidado, bem-estar coletivo e à corresponsabilização de um ambiente propício à boa convivência e à aprendizagem.

EE FERNANDO CORRÊA PROMOVE A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO - TODOS PELA VIDA! 7