A educação financeira é um conjunto de conhecimentos e habilidades que permitem que as pessoas tomem decisões informadas e eficazes sobre suas finanças pessoais. Ela é fundamental para alcançar estabilidade financeira, evitar dívidas excessivas e trabalhar em direção a objetivos financeiros de longo prazo, como aposentadoria, compra de uma casa ou educação dos filhos.
Pensando nisso, a Escola Municipal Presidente Médici realizou um projeto chamado “Aprender Valor – Educação Financeira” com os alunos do 5º ano A/B, com o objetivo de desenvolver aulas memoráveis e conscientizar os estudantes a forma de ganhar, guardar e aplicar dinheiro de maneira sustentável financeiramente.
Os professores Renan da Silva Fernandes e Célia Maria de Sousa Barros realizaram diversas atividades em sala de aula sobre o tema e dividiram os estudantes em pequenos grupos dos quais cada um eram responsáveis pelas temáticas: Como guardar dinheiro e para que guardar? Como reutilizar para poupar ou reutilizar para reduzir custo. Além disso, outros grupos desenvolveram cartazes e também realizaram a produção de alimentos a partir de ingredientes reutilizados, como por exemplo, bolo e sala de frutas utilizando os conceitos de reutilização e redução.
Ao final do projeto, os alunos apresentaram de forma oral a outras turmas da escola todo o processo de ganhar, guardar, aplicar e utilizar o dinheiro.
Como resultado de um excelente trabalho, a Escola Municipal Presidente Médici conquistou o 1º lugar no Melhor Projeto na Categoria Convidado na Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (FeciTEL) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas.
O SINTED parabeniza a equipe Presidente Médici pelo incrível projeto!