SINTED FALA SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SELVÍRIA E REBATE AS FALAS DO PREFEITO

Na manhã de hoje (28), o SINTED, representado pela Maria Diogo (Presidente) e Izabela Dantas (Depto. de Assuntos Éticos e Jurídicos), esteve na Rádio Pantanal para falar sobre a possível terceirização da educação do município de Selvíria.

Na oportunidade, a presidente rebateu as falas do Prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos, que durante uma entrevista para a rádio Band FM de Ilha Solteira, alegou que o SINTED e alguns professores estavam “faltando com a verdade”.

A presidente explicou que todos os dados utilizados pelo SINTED são oficiais, disponibilizados pela própria prefeitura. “A credibilidade do nosso Sindicato se dá justamente porque nós trabalhamos baseados em leis. Trabalhamos em cima do que está publicado no Portal da Transparência de Selvíria, no site do FNDE, que é um site do MEC. Trabalhamos na perspectiva de detectar as irregularidades e as ilicitudes que existem em Selvíria e que não são poucas”.

A presidente ainda ressaltou que as falas do prefeito são contraditórias, pois ele já vem retirando os direitos dos trabalhadores da educação do município, tais como: retirada do direito de hora atividade externa (Resolução/SEMED Nº de 004 de 17/02/2023), a retirada do vale alimentação, a suspensão da falta abonada por 90 dias e a retirada da regência de professores de projeto.

Além disso, ela relembra o momento em que o prefeito assinou a Carta Compromisso da Educação em 2020, em que ele se comprometeu em realizar concursos públicos para os Grupos Magistério e Administrativo. Maria Diogo ainda pontoou que dinheiro público deve ser investido na educação pública e não em empresas privadas.

“Se com os 70% do FUNDEB o prefeito alega que precisa reduzir despesas, imagina usando somente os 30%, que é o permitido para gastos com uma possível terceirização? A conta não bate. Estamos de olho, estamos atentos”, explica a Diretora do Departamento de Assuntos Éticos e Jurídicos, Izabela Dantas.

“Pedimos ao prefeito de Selvíria que revogue esse decreto, que reveja seu ponto de vista, porque isso não vai trazer benefícios à população e aos alunos do município, muito pelo contrário, vai dificultar o acesso dos alunos a ingressar no ensino superior, pois a qualidade da educação vai cair”, finalizou a presidente.

Assista a entrevista completa clicando no link: https://www.facebook.com/sindicatodostrabalhadorestl/videos/540249908284552