Filiado à

PARABÉNS, TRÊS LAGOAS!

Nossa cidade completa 105 anos hoje, 15 de junho de 2020. Ela passou por alguns ciclos econômicos, iniciando como pousio para os rebanhos que atravessavam o Rio Paraná. As primeiras casas surgiram no entorno da Lagoa Maior e depois se estenderam na direção do “Formigueiro”, hoje o bairro Santa Luzia.


Seu primeiro produto econômico foi o gado bovino. Logo depois, a construção da Ferrovia NOB trouxe um elevado número de imigrantes, passando a ser o principal foco de urbanização da cidade, que se espalhou pelos bairros Santa Terezinha e Nossa Senhora Aparecida, quando o atual centro passou a ser ocupado.


Outro ciclo econômico foi a instalação das olarias devido à argila disponível nas lagoas, sendo utilizada principalmente a Segunda Lagoa. Muitas famílias passaram a sobreviver dessa atividade oportunizada pelo crescimento da cidade.


O quarto ciclo surgiu com a construção das usinas hidrelétricas de Jupiá e de Ilha Solteira. A Usina de Jupiá proporcionou a construção da Vila Piloto, causando um considerável aumento da população da cidade. Também melhorou muito a vida urbana da cidade, que na época foi considerada uma das mais urbanizadas do estado.

PARABÉNS, TRÊS LAGOAS! 2


Com o fim das construções das usinas, a cidade entra em uma relativa letargia econômica, sobrevivendo basicamente do setor comercial e do serviço público. O gado continuava como uma importante base econômica com a melhoria do rebanho, com alguns prêmios nacionais e internacionais. Foi quando iniciou-se a exposição agropecuária, que nos anos 70 e 80 fazia sucesso na região.


No quinto ciclo veio o processo de industrialização com a instalação de uma grande fábrica de biscoitos e depois com a vinda de indústrias têxteis, além de outras menores. O grande salto aconteceu com a instalação de duas grandes fábricas de celulose e papel, além de uma siderurgia e termelétrica.


O crescimento dos cursos da Universidade Federal, principalmente com os cursos de Direito e de Medicina, juntamente com a vinda de uma grande universidade particular com vários cursos, contribuíram para a mudança do perfil tres-lagoense. A recém instalação do Shopping Três Lagoas, com algumas grandes lojas nacionais, também contribui para essa mudança.


Hoje, Três Lagoas deixou de ser uma cidade pecuarista-rural para ser um centro urbano-industrial. Sua população cresceu e a necessidade de uma estrutura urbana tem exigido do governo municipal obras de vulto. Apesar da crise, o nosso município tem grandes perspectivas de se tornar um grande centro regional, inclusive competindo com as cidades do oeste paulista.

PARABÉNS, TRÊS LAGOAS! 3

Petrônio Alves Corrêa Filho

Deixe um comentário