Filiado à

PENSAR UM BRASIL GRANDE

​Por Petrônio Filho  

Pensar um país grande não é para medíocres. Um país se torna grande em todos os sentidos quando o seu povo pensa grande e se faz grande. Aqui não cabe pessoas com aquele “Complexo de Vira Latas”. Aquele sentimento de que somos incapazes, que sempre seremos pequenos. Que propõem vender nossas empresas aos “mais capazes”!

A pequenez do nosso povo foi forjada pelo sistema colonial português aqui implantado. Índios, negros, mestiços e trabalhadores brancos foram humilhados e subordinados por séculos. Foram tratados da pior forma possível pela elite branca portuguesa e depois pela elite nacional que herdou aqueles desatinos. Essa elite perdura até hoje e ainda estigmatiza o sentimento de vira latas dos brasileiros. À essa elite não interessa o nosso desenvolvimento como pessoa porque isso promoveria uma melhora salarial do nosso povo, que deixaria de ser mão de obra barata para os lucros empresariais.  

Pensar um Brasil grande é construir uma sociedade desenvolvida em todos os sentidos. É promover o crescimento cultural e científico, elaborar um sistema de saúde otimizado para todos, é exterminar com a pobreza e com o desemprego.  Dotar o país de uma infraestrutura de qualidade e combater a violência por meio de um amparo social e de uma polícia bem formada e estruturada que ao invés de matar, investiga. Formar um país grande é não deixar ninguém para trás por meio de políticas de apoio aos que tem dificuldades para promover o seu desenvolvimento, os chamados marginais.  

Um país se torna grande quando o seu conjunto social é mais igualitário e justo. Quando todos são tratados como cidadãos e não divididos em bons e ruins. Para atingirmos esse estágio de desenvolvimento é necessário que deixemos de pensar pequeno e enxergar a todos como potenciais mobilizadores de crescimento. Um país grande não permite que políticos com ideais retrógrados e autocráticos cheguem ao poder. Um país grande não acredita em mitos e crendices. Não tolera o racismo, a homofobia, o machismo e a xenofobia. Um país grande tem a ciência como pilar para a resolução de seus problemas, com um sistema de ensino qualificado o suficiente para dar ao seu povo condições de pleno desenvolvimento.  

Pensar um Brasil grande é não ser vira latas!  

Deixe um comentário