Filiado à

PROGRESSO X MEDIEVALISMOS

Por Petrônio Filho – Geógrafo e Bel. em Direito

Em pleno século XXI estamos passando por uma grande crise de paradigmas. Todas as lutas empreendidas pelas mulheres, jovens, professores, artistas e outros, durante os anos 60, 70 e 80 do século passado, em prol da igualdade de direitos, liberação feminina e sexual, contra costumes retrógrados e pela justiça social, estão sendo colocadas em xeque  por uma verdadeira onda conservadora disseminada por certas igrejas evangélicas e líderes políticos com ideais conservadores. Estamos em uma democracia! Portanto, todos tem o direito de expor suas ideologias.

Como educadores e sindicalistas, não podemos concordar com ideias retrógradas (porque tentam reavivar certos costumes) que podem nos fazer retornar a tempos em que se defendia a virgindade da mulher como prova de caráter, a sua submissão ao marido, perseguição a gays e outras discriminações. As pessoas e instituições que defendem esse retorno se apoiam em trechos do Antigo Testamento bíblico esquecendo que Jesus (Novo Testamento) repudiava todo tipo de discriminação e criticava os “sábios dos templos” por suas posições arcaicas (vide suas críticas aos fariseus).

O conservadorismo (desculpe a repetição, mas é necessária), como o próprio nome diz, impede o desenvolvimento social e cultural de um povo. Se agarra a certas tradições colonialistas que tanto prejudicaram milhões de pessoas pelo mundo afora, espalhado discriminações. Enxergam a ciência como “coisa do demônio”, como se as descobertas científicas não trouxessem uma grande melhoria de vida para as pessoas. Esse pensamento medieval é muito perigoso para o mundo. A questão ambiental, como o aquecimento global, são relegados a segundo plano, o que poderá causar grandes estragos para o planeta. O conservadorismo atravanca as lutas por uma sociedade mais justa, já que repudia os movimentos populares taxando-os de “comunistas” e “baderneiros”.

Nosso país tem lutando muito para superar os seus atrasos em todas as áreas. Certamente o mais prejudicial é a mentalidade tacanha de muitos brasileiros. Líderes políticos conservadores impedem o desenvolvimento da sociedade em geral, já que defendem posições contrárias às lutas sociais. A chamada “Bancada BBB” (bancada do boi, da Bíblia e da bala) vota contra todos os tipos de propostas que visem o avanço das causas sociais no Brasil. Justiça social para eles “é coisa de comunistas”! Igualdade de gênero e gays “são coisas do demônio”! Se isso tudo perdurar, anos de conquistas irão para o ralo das injustiças e o nosso país continuará como um dos mais desiguais do mundo. Estaremos fadados a recomeçar tudo novamente. Não desistiremos da luta por um país bem mais igual!

Deixe um comentário