Três Lagoas irá sediar o próximo Congresso da Educação em 2022

O Congresso Estadual da FETEMS é o maior encontro de educadores do Centro-Oeste, onde debate assuntos como a qualidade do ensino público sul-mato-grossense, a valorização dos trabalhadores em educação e a Conjuntura Sindical e Política em âmbito Estadual e Nacional.

Nos dias 19 a 21 de setembro foi realizado o 27º Congresso Estadual da FETEMS “Professora Maria Ildonei de Lima Pedra” rumo ao Centenário Paulo Freire, no Centro de Convenções, em Bonito – MS. A delegação de Três Lagoas e Selvíria esteve presente no grande evento, que contou com a presença de 1200 delegados dos 74 SIMTED’s da Educação Pública de Mato Grosso do Sul.

No primeiro dia, houve o credenciamento às 9 horas da manhã, e mais tarde, a abertura oficial com a leitura e aprovação do Regimento do 27º Congresso Estadual. Também foi feita uma linda homenagem à professora Maria Ildonei de Lima Pedra, que deu nome ao Congresso este ano.

Três Lagoas irá sediar o próximo Congresso da Educação em 2022 2
Nossa vice-presidenta do SINTED e vice-regional da FETEMS, Valdenia Almeida, na organização do credenciamento dos trabalhadores da educação no primeiro dia do Congresso.

Já no segundo dia (20), no período matutino, foi composta uma mesa de debates sobre a Conjuntura Internacional, Nacional, Estadual, e os Desafios para a Democracia e para os Trabalhadores e as Trabalhadoras. Durante o evento houve palestras, apresentações de dança, homenagens e momentos de descontração e interação com músicas e danças.

Ainda no mesmo dia, as aposentadas do SINTED de Três Lagoas e Selvíria fizeram uma linda apresentação das Mulheres que Brilham, abrindo o Painel “As Lutas dos(das) Funcionários(as) Administrativos(as) da Educação e dos Aposentados e das Aposentadas”, onde foi debatido propostas para a construção de um plano de luta dos administrativos e aposentados da educação.

Três Lagoas irá sediar o próximo Congresso da Educação em 2022 3
Leuslania Cruz de Matos representando o SINTED na luta dos Administrativos da Educação.

O terceiro e último dia se encerrou com a análise e mudanças no Estatuto da FETEMS, debate sobre as moções e abaixo-assinados contra as medidas do governo de Reinaldo Azambuja. Também foram realizadas apresentações culturais e votação para a a próxima sede do Congresso, onde Três Lagoas foi eleita, com a maioria dos votos, para sediar o próximo evento, no ano de 2022.

Três Lagoas irá sediar o próximo Congresso da Educação em 2022 4

“Nosso Sindicato agradece a todos os participantes que votaram em nossa cidade para sediar este grande Congresso, que com certeza, entrará para a história de Três Lagoas. Parabenizamos, também, nossos delegados que se mantiveram firmes na luta nesses três dias de evento, participando integralmente de debates para a melhoria da classe trabalhadora da educação”, finaliza Maria Laura Castro dos Santos, presidenta do SINTED.

O SINTED de Três Lagoas e Selvíria, em prol ao mês do setembro amarelo em combate ao suicídio, realizou uma entrega de girassóis e uma linda mensagem de companheirismo entre os trabalhadores da educação.

Três Lagoas irá sediar o próximo Congresso da Educação em 2022 5
Entrega dos girassóis aos trabalhadores da educação.