Confira o livro “Educação: dilemas contemporâneos”, que conta com a colaboração do nosso filiado Welton Rodrigues de Souza, juntamente com a Juliana de Oliveira Mendonça Ribeiro, no capítulo I, abordando “O papel da literatura infantil nas práticas pedagógicas para alfabetização e letramento”.
Leia o livro completo clicando no link: https://doi.org/10.46420/9786585756013
Apresentação
Convidamos o leitor a prestigiar este décimo sétimo volume da obra “Educação: dilemas
contemporâneos”. É necessário, sempre, prosseguirmos com as discussões a respeito da educação brasileira, afinal, mesmo com os reconhecidos avanços, ela está distante de ser considerada justa e igual.
Diante disso, apresentamos essa obra, composta por três capítulo, que tratam de temas relevantes no âmbito educacional:
O primeiro, “O papel da literatura infantil nas práticas pedagógicas para alfabetização e
letramento”, busca evidenciar como a literatura – que é uma arte essencial para nos tornar humanos – pode contribuir, de forma significativa para a alfabetização e o letramento de crianças.
O segundo capítulo trata de um tema bastante contemporâneo, envolvendo a inteligência artificial (IA) e a utilização de uma ferramenta tecnológica cuja utilização já é motivo de acalorados debates, o ChatGPT; o capítulo é intitulado: “Perspectivas da Inteligência Artificial na Educação: Modelagem computacional, Semântica e ChatGPT”.
No terceiro capítulo – que permite que essa obra se arraigue ainda mais nos diálogos da educação contemporânea – intitulado: “Direito à Educação: perspectivas sócio educacionais sobre a implementação do “Novo” Ensino Médio”, objetiva refletir sobre o programa do novo ensino médio brasileiro (que, inclusive, é alvo de suspensão das medidas de implementação), por meio de uma abordagem crítica, a fim de compreender as razões e impactos na educação nacional.
Por fim, no último capítulo intitulado “Um breve estudo sobre dízimas periódicas”, os autores
abordam os conceitos de dízima periódica e fração geratriz, ressaltando sua importância para os estudantes/professores, por serem conceitos que permeiam vários outros assuntos matemáticos do cotidiano escolar e também são conhecimentos basilares em outras disciplinas.