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E.E. JOÃO PONCE DE ARRUDA SE CLASSIFICA PARA A ETAPA ESTADUAL NA OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Criado em 2002 pelo Itaú Social e o Cenpec, com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras, o Programa Escrevendo o Futuro transformou-se em política pública em 2008, por meio da parceria com o Ministério da Educação e a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.  

A Escola Estadual João Ponce de Arruda está participando da edição de 2021, onde se classificou para a etapa Estadual, sendo a única do município a conquistar essa classificação. Essa conquista é fruto do trabalho da professora de Língua Portuguesa e Espanhol, Márcia Moreno, que desenvolveu um trabalho utilizando o gênero Crônica, junto com os alunos do 9º ano. Por ter sido on-line durante a pandemia, a professora relata ter sido um grande desafio. “Confesso que foi uma tentativa, não esperava que fosse ter o desenvolvimento que teve. É muito difícil fazer com que toda a turma se envolva [em projetos on-line], mas eu tive a colaboração de vários alunos que aderiram à ideia”.

O concurso funciona da seguinte forma: o professor desenvolve o projeto com os alunos em um dos gêneros do concurso, que será avaliado por uma comissão montada pela própria escola (Etapa Escolar), onde selecionam os materiais produzidos. Os materiais selecionados vão para Etapa Municipal e, em seguida, para a etapa Estadual. A última fase é a nível federal, definindo o vencedor da Olímpiada. Atualmente o concurso se encontra na Etapa Estadual.

Nos edições anteriores, as comissões avaliavam os trabalhos dos alunos para a premiação, porém, com a pandemia e buscando inovação, este ano estão sendo avaliados os trabalhos dos professores, por meio de um relato de experiência sobre o desenvolvimento do projeto com os alunos.

Para escrever seu relato, a professora Márcia conta que escolheu os textos de duas alunas. “Um texto em especifico que me chamou bastante a atenção, foi de uma aluna que, logo na primeira leitura, eu já fiquei encantada. Eu perguntei sobre o processo de escrita e ela me explicou que o pai dela havia ajudado, e isso eu enfatizo no meu relato de experiência, a diferença que faz quando um parente está envolvido e a importância da participação da família”.

Para a professora, a maior importância do concurso é o desenvolvimento da escrita.  “Eu fiz a leitura dos textos dos alunos e verificava com eles alguns pontos que tinham que ser melhorados. Dei algumas ideias e eles reescreviam e me mandavam de volta. Essa troca, que é o processo de reescrita, é muito importante para o aluno perceber onde errou e no que pode melhorar”.

O projeto teve o apoio da Coordenadora de Área, Sueli Andrade, e da Coordenadora Pedagógica, Vânia dos Reis Rodrigues Thomé. Para Sueli, “além de participar e motivar os alunos, o projeto é importante para desenvolver a questão da leitura, interpretação e escrita”.

O SINTED parabeniza toda a equipe João Ponce pelo projeto maravilhoso e deseja boa sorte para as próximas etapas.  

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