Filiado à

CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO”

Por: Ana Flávia do Amaral, pedagoga e professora regente do Grupo I “A”.

Sob a direção da Especialista em Educação Ivani Barbosa Montalvão e coordenação da professora Eliane Reis, o Centro de Educação Infantil Novo Oeste II, inaugurado no início de 2020, realizou no dia 29 de junho, o encerramento do Projeto Sinto o que Sinto. Com título inspirado na música do Mundo Bita, o referido projeto teve como intencionalidade principal o trabalho com as competências socioemocionais na Educação Infantil.

Como o Projeto Sinto o que Sinto nasceu?

Desde o primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil em fevereiro de 2020, a doença causada pelo novocoronavírus infectou milhões de pessoas e causou a morte de milhares de brasileiros. A partir de então, nada foi como antes. E em nossa cidade não foi diferente. No âmbito da educação, Unidades de Ensino, professores e professoras, todos tiveram que se adaptar ao cenário mundial imposto pela pandemia do novocoronavírus e, diante disso, reorganizar-se quanto à elaboração de atividades significativas para as crianças as quais não mais frequentariam de maneira presencial as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil e, portanto, teriam que realizar tais atividades junto de seus pais ou responsáveis em suas casas. Assim como ocorre até os dias atuais.

E então as idealizadoras do projeto, diretora Ivani e professora-coordenadora Eliane, se depararam com um importante questionamento: como as crianças lidaram com a atual situação? Pois bem, os sentimentos e emoções sentidas podem ter sido os mais diversos, todavia, alguns se tornaram via de regra, dentre eles: a ansiedade, o medo e a insegurança. Mas porquê tudo isso aconteceu? Aqui couberam múltiplas respostas, mas dentre as mais comuns estão: a ansiedade de ficar em casa durante o dia todo e por todo o tempo, sem a possibilidade de realizar passeios como a ida ao parquinho, à lagoa e mesmo frequentar uma instituição de ensino, o medo de perder um ente querido e a insegurança de viver um momento tão instável e delicado na história da humanidade. Já que mesmo as crianças bem pequenas podem sentir esses sentimentos e emoções, principalmente na relação com as pessoas à sua volta, familiares e amigos.

CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 2

Mas o que são as competências socioemocionais?

Para além de fazer parte da composição da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e da própria Orientação Curricular da Rede Municipal de Ensino para a Educação Infantil, as competências socioemocionais podem ser definidas como a capacidade de gerir, articular e colocar em prática conhecimentos, valores e atitudes na compreensão e gestão de emoções, estabelecer e atingir objetivos, bem como sentir e demonstrar respeito e cuidados pelos outros, trabalhar em equipe, tomar decisões com  autonomia e responsabilidade, e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

Como a realização do Projeto foi possível?

A metodologia adotada nos dois meses de duração do Projeto Sinto o que Sinto foi o planejamento, organização, entrega e realização das APCA (Atividades Pedagógicas Complementares à Aprendizagem). Orientações via grupos de WhatsApp, gravações diárias de vídeos e entrega de materiais de apoio para a execução das atividades foram alguns dos instrumentos utilizados pelas professoras e professores com intuito de atingir o maior número de crianças e famílias.

O conteúdo das APCA visava contemplar a identificação das emoções e sentimentos nas crianças assim como as maneiras de lidar e conviver com essas manifestações nas mais variadas fases de desenvolvimento as quais compreenderam as crianças matriculadas no CEI Novo Oeste II, com turmas do Grupo I (crianças a partir de 4 meses de idade) ao Grupo IV (crianças com média de 3 anos de idade).

CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 3

Sobre a culminância do Projeto Sinto o que Sinto

Este foi um momento muito especial! Professoras, professores, direção, coordenação e trabalhadores administrativos participaram de toda a organização do espaço, desde a confecção das máquinas das emoções: máquina do abraço, máquina da raiva, máquina da alegria e máquina do medo, assim como das demais ações realizadas no dia: brincadeiras e interações nas máquinas, pintura facial, encenações e entrega de brindes às crianças e familiares.

Vale lembrar que todos os protocolos de biossegurança foram realizados no dia, desde aferição da temperatura, higienização das mãos com álcool 70, manutenção de distanciamento social, escalonamento de profissionais da educação assim como a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s).

O sucesso do Projeto se deu pelo comprometimento de todos os profissionais que atuam no CEI Novo Oeste II e também às famílias as quais dedicaram seu tempo na realização de atividades significativas para as crianças.

“Sem a curiosidade que me move, me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. ” Paulo Freire.

Mesmo em momentos adversos, a Educação resiste! Gratidão!

Confira as fotos:

CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 4
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 5
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 6
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 7
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 8
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 9
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 10
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 11
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 12
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 13
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 14
CEI NOVO OESTE II PROMOVE PROJETO “SINTO O QUE SINTO” 15

Deixe um comentário