SINTED REALIZA 1º ENCONTRO DOS(AS) APOSENTADOS(AS) DA EDUCAÇÃO DE TRÊS LAGOAS E SELVÍRIA

No dia 28 de outubro, o SINTED (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria) realizou o 1º Encontro dos Aposentados da Educação, que teve com o tema “A realidade da luta constante por dignidade e pela manutenção de direitos conquistados”, com o objetivo de reunir, debater, refletir sobre assuntos pertinentes aos aposentados da educação pública.

O evento iniciou com um delicioso café da manhã, enquanto estava sendo realizado o credenciamento dos participantes, além de um som ao vivo com a dupla Anderson e Claudinho. Em seguida, a professora Isabel Borges, Secretária Geral do SINTED, fez a leitura deleite para os nossos aposentados do texto “A Ponte”.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam: Maria Diogo (presidente do SINTED), Arlinda Andrade (Diretora do Dpto. Dos Aposentados), Olinda Conceição (Secretária dos Aposentados da FETEMS), Roberto Botareli (Delegado de Base da CNTE e Conselheiro da CASSEMS), Valdenia Almeida (Gerente da Regional da CASSEMS e Tesoureira do SINTED) e Tiago Dias (Psicólogo). O evento foi mediado pela Professora Isabel Borges, Secretária Geral do SINTED.

A primeira palestra foi ministrada pelo Psicólogo Tiago Dias, tendo como mediadora a Professora Celenir Maria Soares Neto, com o tema “Educação Emocional: A Vida que levo ou a vida está me levando…”. Já na segunda mesa, o tema “Direito dos Idosos e reforma previdenciária. Você conhece os seus?” foi debatido pela presidente do SINTED, Professora Maria Diogo, com o mediador Petrônio Corrêa (Diretor Dpto. Divulgação e Imprensa), encerrando o período matutino.

Para animar os participantes, no período vespertino, a Professora de Educação Física das Redes Municipal e Estadual, Ana Maria Antunes, deu um show na Acolhida e Alongamento, e também explicou sobre a importância da atividade física na terceira idade. Em seguida, tivemos a apresentação do grupo de dança Mulheres Que Brilham com a música Pantaneira.

Voltando a programação das palestras, o professor Allan Francis compôs a terceira mesa, mediada pela professora Arlinda Andrade, com o tema  “Estimulação Cognitiva em Idosos”.  A Presidenta da FETEMS, Professora Deumeires Morais, debateu “A Importância do Movimento Sindical na Conjuntura dos Diferentes Contextos Políticos do Brasil”, na mesa 4 mediada pela Secretaria Geral do SINTED, Isabel Borges.  O Dr. Fabrício Colacino Silva, médico cirurgião, Oncologista Coordenador do Projeto de Saúde da CASSEMS, ficou responsável pela última palestra do evento, falando sobre a “Saúde do Trabalhador”.

A presidente do SINTED, Maria Diogo, explicou que “É importante reunir os aposentados, sejam eles os administrativos, professores, coordenadores ou diretores de escola, para entendermos que nesse momento a luta continua para todos, independente se você está na ativa ou inativo, então por isso preparamos, com muito carinho, palestras e debates para estarmos falando sobre a saúde emocional  dos aposentados, dos direitos conquistados e dos que ainda precisamos conquistar”.

O evento foi finalizado com um debate, seguido de sorteio de brindes e uma happy hour para comemorar o sucesso do primeiro de muitos encontros que virão. #SINTEDNossaForçaNossaVoz #SempreJuntos

As fotos do evento estão disponíveis em nossa página do Facebook: