[Artigo] A escola como protagonista no enfretamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes

Uma pesquisa de Welton Rodrigues De Souza e Maria Jose de Jesus Alves Cordeiro.

Leia o artigo completo clicando no link:

Resumo

Neste artigo, tivemos o objetivo de refletir sobre os relatos de professores/as sobre violência doméstica contra crianças, mais precisamente, investigar como se dá a atuação do professor/a com o aluno que passou por problemas de violência doméstica. Para realizar esta pesquisa, utilizamos os preceitos metodológicos da pesquisa qualitativa, realizada em duas escolas de um município de Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, foi aplicado um questionário semiestruturado junto aos/as professores/as, dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com o fito de compreender a opinião desses sujeitos sobre as ações que empregam na escola, objetivando amenizar os problemas de violências contra crianças. Dentre os resultados alcançados, podemos afirmar que esses sujeitos possuem conhecimento sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes, identificam alguns casos e os encaminham às Redes de Proteção. Contudo, a ação da escola não pode terminar sua função quando notifica e denuncia, é dever dos/as trabalhadores/as em educação, além de encaminhar seus alunos, acompanhá-los e garantir que recebam um atendimento digno.

Biografia do Autor

Welton Rodrigues de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação (2019), pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia GEPEGRE/UEMS/CNPq. Graduação em Educação Física pela Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul (2010), graduação em Serviço Social, Anhanguera (2017) e graduação em Pedagogia, Universidade de Araras (2019). Membro da Diretoria Executiva da ATGLT (Associação Três-lagoense de Gays Lésbicas e Travestis) no qual compõe o Conselho Estadual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT), triênio 2021/2024. Atua como Professor de Educação Física, efetivo na Escola Municipal Presidente Médici, foi membro da diretoria do SINTED triênio 2017/2020, atual membro do Conselho Municipal da Diversidade Sexual/LGBT, triênio 2021/2024. Educador Físico na Saúde, lotado como Terapeuta de Referência no Centro de Atenção Psicossocial – Caps AD. No Ensino Superior é Tutor e Orientador Educacional nos cursos de Licenciatura e Bacharelado do Centro Universitário Internacional (UNINTER) no qual coordena a Liga Acadêmica de Atividade Física e Saúde. Pesquisa na área de Currículo, Formação Docente, Diversidade e Educação Física Escolar.

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1983). Mestrado (1999) e Doutorado (2008) em EDUCAÇÃO – CURRÍCULO pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora em Educação pelo Instituto de Educação/UFMT, com bolsa do CNPq. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), docente na Curso de Pedagogia, no Mestrado em Educação e Mestrado Profissional Ensino em Saúde. Tem experiência como docente na área de Educação, da educação infantil ao ensino superior, educação especial, supervisão, coordenação e direção escolar, e gestão na educação superior como coordenadora de curso, chefe de núcleo e pró-reitora de ensino. Na Educação Superior vem atuando e orientando PIBIC, PIBIC/AAF, PIBEX, e dissertações de mestrado nos seguintes temas: educação, currículo, cultura, violência escolar, educação especial, estudos étnico-raciais, com destaque para os temas: acesso e permanência de negros/as e indígenas, ações afirmativas, direitos humanos, gênero, diversidade e inclusão. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS); coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS); ex- membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB).Coordenadora de subprojeto PIBID/Pedagogia. Membro do Coletivo de Mulheres Negras ‘Raimunda Luzia de Brito’ (CMNEGRAS/MS).Pesquisadora filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).Integrante do GT 21- Educação e Relações Étnico-Racias da ANPED e pesquisadora da Rede Universitas/Br. Membro da diretoria da Associaçao Internacional de Investigadores/as Afrolatinos/as e Caribenhos/as – AINALC. Membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AFLAMS) – cadeira 18.