Filiado à

SINTED APOIA PROJETO LEI SOBRE A REFORMULAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Na manhã desta terça-feira (26), o SINTED, representado pela presidente Maria Diogo e Secretária Geral Isabel Borges, participou da sessão da Câmara Municipal de Três Lagoas em apoio ao Projeto de lei nº 26, de 23 de março de 2022, que dispõe sobre a reformulação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O PL foi idealizado em 2020, pelo professor José dos Santos Cordeiro Junior, que havia se comprometido com a Comunidade Surda no período em que era candidato a vereador a organizar um Conselho para que houvesse mais representatividade no nosso município.

Mesmo não sendo eleito, Cordeiro continuou lutando para que o PL fosse realizado e, em 2021, conversou com o prefeito Ângelo Guerreiro que o apoiou e solicitou o auxílio do presidente da Câmara Municipal, Dr. Cassiano Maia. Com isto, Cordeiro iniciou as reuniões com a Secretaria de Políticas Públicas para a organização do projeto lei.

Quando o PL foi finalizado, foi encaminhado para a Câmara Municipal, onde foi aprovado nesta terça-feira. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência contará com 14 membros divididos entre o poder público e a sociedade civil, sendo duas ocupações para pessoas com deficiência ou pais de pessoas com deficiência. O SINTED parabeniza o professor Cordeiro pela luta e determinação neste projeto que trará inclusão e representatividade para Três Lagoas.

SINTED REALIZA MOBILIZAÇÃO NA LUTA PELA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE SELVÍRIA

Ontem (11), o SINTED, juntamente com os trabalhadores da educação, realizou mais uma mobilização em Selvíria, em luta pela aprovação e inclusão dos administrativos no plano de cargos e carreiras e também pelo cumprimento integral do Piso Nacional do Magistério, cujo saldo residual é de 23.23%.

A primeira mobilização foi feita no dia 21 de março, onde a nossa Diretoria se reuniu com o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos (PSDB) e seus assessores, que ficaram de apresentar uma proposta até o dia 25 de março, porém foi apenas encaminhado um ofício reafirmando que Selvíria já cumpre a lei do piso, o que não é verídico.

Sendo assim, durante o período vespertino de ontem, a nossa diretoria, representada pela Presidente Maria Diogo, Vice-presidente Adriana Vasconcelos, Primeira Secretária Isabel Borges, Diretora do Dpto. dos Aposentados Arlinda Andrade, Diretora do Dpto. de Assuntos Éticos e Jurídicos Izabela Dantas, Primeira Tesoureira Valdenia Almeida e Diretora do Dpto. dos Administrativos Lindinalva Ferreira, fez uma visita e panfletagem nas unidades de ensino da rede municipal, convidando todos os trabalhadores e pais de alunos para o ato na Câmara Municipal, às 20h.

Na Câmara Municipal, o nosso sindicato foi recebido pelo presidente da Câmara, Alexandre Cagliari, que protocolou um parecer jurídico sobre a legalidade do piso nacional e consequentemente o reajuste de 33.23%. Na oportunidade, o presidente contatou o prefeito de Selvíria para que fosse realizada uma possível negociação com o SINTED, porém o mesmo pediu para avisar que não estava disponível no momento. A mobilização prosseguiu em uma reunião com o presidente da câmara e os demais vereadores Luciano Geralde, Izabel Camilo, Gilson de Souza, Silvio Bezerra, Dim da Vestia e Antônio da Silva, que ouviram e demonstraram apoio ao nosso sindicato.

Os professores, coordenadores, diretores e administrativos de Selvíria continuarão lutando por valorização profissional. Não vamos abrir mão dos nossos direitos! Em breve faremos mais uma mobilização, aguardem informações.

E. M. IRMÃ SCHEILLA REALIZA PASSEATA “DIFERENTE É FAZER A DIFERENÇA” EM ALUSÃO AO DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

A Escola Municipal Irmã Scheilla, realizou na última sexta-feira (01/04) a passeata: “Diferente é fazer a Diferença” em alusão ao dia 02 de abril dia de Conscientização do Autismo com bexigas azuis e cartazes de conscientização, inclusão apoio à diversidade envolvendo toda comunidade escolar (estudantes, familiares e servidores).

Os trabalhos foram desenvolvidos durante a semana com momentos de diálogos e socialização sobre o tema, além de apreciar por meio da literatura infantil a história: “Meu amigo faz iii” que apresenta os conceitos e características do Transtorno de Espectro Autista.

As salas de aulas dos estudantes inclusos foram identificadas com fotos da turma, para que a comunidade entenda que é necessário haver uma adaptação da rotina daquele grupo/sala.

Além dos cartazes de conscientização, os estudantes decoraram inúmeras peças de quebra-cabeça que foram dispostas no mural “Quando você ajuda as peças se encaixam” simbolizando a complexidade e a dificuldade de compreensão das pessoas com Autismo.

Atualmente a escola atende 13 estudantes com TEA.