Filiado à

SINTED PARTICIPA DA ENTREGA DAS OBRAS DE DOIS CEIS, QUE IRÃO BENEFICIAR MAIS DE 500 ALUNOS EM TRÊS LAGOAS

Nesta última quarta-feira (25), o SINTED, representado pela Diretora do Depto. de Assuntos Éticos e Jurídicos, Izabela Dantas, e pela Diretora do Depto. dos Administrativos, Lindinalva Ferreira, participou da entrega das obras dos Centros de Educação Infantil, (CEIs) Jardim das Acácias e Jardim das Flores, que juntas vão atender 500 crianças em Três Lagoas.

A cerimônia de entrega das duas obras aconteceu no CEI Jardim das Acácias, e além de nossa diretoria, contou com a presença dos secretários da Administração Municipal, diretores das Escolas e CEIs do Município e dos vereadores da Câmara Municipal de Três Lagoas.

CEI JARDIM DAS ACÁCIAS
CEI Jardim das Acácias, segue o modelo de equipamento educacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), semelhante à construída no Novo Oeste. Com investimento de R$2.890 milhões, a unidade tem capacidade para atender 250 crianças, inicialmente, a etapa creche de 4 meses a 4 anos de idade, de residentes dos Jardim Acácias, Oiti, Paranapungá, Nova Americana e adjacências.

CEI JARDIM DAS FLORES
O CEI Jardim das Flores levará o nome da saudosa professora falecida em 2021, durante a Pandemia, Profª Edinéia Borges. Valor total de R$ 2.839,00 milhões, tem capacidade para 250 alunos, em período integral e parcial, moradores dos bairros Jardim das Flores, Vila são João, Vila Zucão, Nova Três Lagoas e adjacências.

As duas unidades começam a funcionar a partir do dia 01 de março.

ALUNA DA E.M. PROFª MARIA EULÁLIA VIEIRA CONQUISTA 1º LUGAR DA REGIÃO CENTRO-OESTE NO CONCURSO BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano), das redes públicas de todo o país, arregaçaram as mangas, capricharam na criatividade e mostraram suas valorosas veias poéticas no ano passado, durante o concurso ”Brasil 200 Anos de Independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro”. Promovido pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o certame selecionou e vai premiar as 10 melhores poesias sobre o tema – duas de cada região.

 O objetivo do concurso foi selecionar os melhores textos poéticos de estudantes de escolas públicas de todo país, inspirados na temática dos 200 anos de independência do Brasil para integrarem a quarta capa de livros didáticos em 2024.

O edital do concurso foi encaminhado para a unidade escolar, E.M. Profª “Maria Eulália Vieira” no mês de agosto de 2022 e, ao tomar conhecimento do mesmo, a professora de Língua Portuguesa, Lucimeire Leandro da Silva, com o apoio da gestão e coordenação, incentivou e orientou seus alunos da turma 9º ano A, período matutino, à produção de poesias para que apenas uma fosse selecionada e inscrita, de acordo com o critério do edital.  

Durante as aulas, a professora Lucimeire explorou o gênero textual Poesia, observando  a criatividade dos estudantes, a qual só aumentou seu entusiasmo em prosseguir com o trabalho de produção textual. Também foram feitas várias pesquisas por parte dos alunos e professora sobre o conteúdo de História do Brasil, para que pudessem enriquecer seus textos.

Ao término da escrita dos textos poéticos, a poesia da aluna Alana Serra Scherer foi selecionada por preencher todos os requisitos solicitados no edital do concurso (criatividade, contextualização, harmonia estética, autenticidade  e  expressividade) e encaminhada para a Comissão de Avaliação nomeada pelo presidente do FNDE/ Brasília-DF.

            Em meados do mês de janeiro/2023, o resultado foi divulgado e a poesia: “Terra da liberdade”, da aluna Alana, foi classificada em primeiro lugar da região Centro-Oeste.

A premiação (13 mil reais) será realizada em Brasília/Distrito Federal, no mês de março/2023.

MAIS UMA CONQUISTA SINDICAL: 147 NOVOS SERVIDORES SÃO EMPOSSADOS NA EDUCAÇÃO

Na última quinta-feira (19), foi realizada uma cerimônia promovida pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), no Crase “Coração de Mãe”, para a posse de 147 servidores da educação, entre os grupos magistério e administrativo. Candidatos esses aprovados no concurso público de 2021.

A SEMEC é a secretaria que irá receber o maior número de servidores, ao todo são 147 para os cargos de professores de Ensino Fundamental; arte; professor de língua estrangeira moderna – inglês; educação física; história; geografia; língua portuguesa; matemática; libras; atendimento educacional especializado; educação infantil – educação no campo; ensino fundamental – educação no campo; educação física – educação no campo; língua estrangeira moderna – inglês educação no campo, além de atendente de educação infantil ; especialista de educação; assistente administrativo; monitor de informática e secretário escolar.

Nossa Diretoria, representada pela Presidente Maria Diogo, Diretora do Dpto. de Assuntos Éticos e Jurídicos Izabela Dantas e Diretora do Dpto. dos Administrativos Lindinalva Ferreira, esteve presente no evento parabenizando os empossados.

A presidente do SINTED deu boas-vindas a todos os empossados, reiterando que “a educação é um ato de amor e coragem, como diria Paulo Freire, porém as lutas são permanentes na defesa intransigente dos direitos conquistados”. Ela enfatizou também a necessidade dos novos concursados somarem a luta sindical para fortalecer a categoria dos trabalhadores da educação.

Além da Diretoria do SINTED, os novos servidores receberam boas-vindas dos secretários da SEMAD, Gilmar Tabone, SMS, Elaine Furio, SMAS, Vera Helena Arsioli, SEMEC, Angela Brito, SEMEA, José Mauro De Grandi, presidente da Câmara Municipal, Cassiano Maia e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM), Antônio Carlos Modesto.

Vale lembrar que essa posse contempla todas as vagas previstas no Edital do concurso e poderá restar vagas remanescentes devido a candidatos que não compareceram ou não foram aprovados no exame admissional. O SINTED acompanhará esses casos após a publicação das respectivas posses e estará levantando novas vacâncias para solicitação de novas posses ainda no ano de 2023, especialmente na disciplina de Educação Física, onde apenas um candidato foi chamado nesta última nomeação.

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.”

NOTA: Em defesa da democracia sempre!

A direção do SINTED de Três Lagoas e Selvíria vem por meio desta nota repudiar os ataques e depredações aos símbolos da democracia brasileira, que ocorreram neste domingo (8), em Brasília, na Praça dos Três Poderes. Não aceitamos o ataque as instituições constituídas, ao estado democrático de direito e aos Patrimônios Públicos e somamos aos que exigem que todos os culpados sejam punidos no rigor das legislações vigentes.

O Brasil do ódio, implantado pelo reacionarismo fascista bolsonarista, infelizmente mostrou hoje do que é capaz. Como sempre fizemos vamos continuar nos posicionando em favor da democracia e contra qualquer alto golpista e antidemocrático. A era do descaso, do abandono e do incentivo absurdo ao ataque contra a democracia constitucional acabou e não podemos permitir retrocessos em nossas conquistas históricas.

Repudiamos todas estas ações e somamos esforços com todos os brasileiros e brasileiras que lutam pela democracia sempre. Nos solidarizamos com todas as nossas autoridades que foram eleitas democraticamente no último pleito eleitoral e também com os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), nossa maior e mais importante instância de decisão.

Somamos nossa voz aos que pedem justiça e punição para todos os responsáveis pelas cenas de horrores que assistimos perplexos e tristes hoje. Que todos os culpados sejam punidos, desde os que depredaram, aos que facilitaram a entrada nos prédios e também aos que financiaram esta ação terrorista.

Fascistas não passarão! O Amor vai vencer o ódio!