Filiado à

Cerca de mil trabalhadores/as em educação estiveram reunidos durante o 28° Congresso em Educação da FETEMS – Professora Elaine de Sá – “Esperançar e Reconstruir a Educação Pública” em Três Lagoas (MS)

Mais de mil delegados e delegadas estiveram reunidos(as) no Espaço Papillon Eventos, em Três Lagoas/MS, prestigiando apresentações culturais, as boas-vindas de convidados(as) e autoridades presentes e a leitura do Regimento do Congresso, aprovado por unanimidade.

A abertura do evento, na quinta-feira, dia 25, contou com a apresentação cultural da musicista Alba Lessa, de Três Lagoas, dos(as) estudantes da Escola Municipal Professora Elaine de Sá, com apresentação da dança típica sul-mato-grossense ‘Roda de Tereré’ coordenada pela coreógrafa Deise Priscila Preto e o grupo de dança Pantaneiro com as Aposentadas do SINTED de Três Lagoas/Selvíria “Mulheres que Brilham” com a apresentação Ciranda Pantaneira coordenada pela coreógrafas Edna Porto e Sandra Porto encantando a plateia. Um momento de intensa emoção foi durante a homenagem à Professora Elaine de Sá que é o nome do 28º Congresso Estadual da FETEMS, com a presença do filho Fábio Vinícius Pereira de Sá Costa, a nora Ana Flávia do Amaral e a cunhada Fabrícia Soares do Amaral. Após as apresentações culturais e homenagens, a Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais abriu oficialmente o 28° Congresso em Educação da FETEMS – Professora Elaine de Sá – “Esperançar e Reconstruir a Educação Pública”.

Cerca de mil trabalhadores/as em educação estiveram reunidos durante o 28° Congresso em Educação da FETEMS – Professora Elaine de Sá – “Esperançar e Reconstruir a Educação Pública” em Três Lagoas (MS) 2

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Deumeires Morais (Presidenta da FETEMS), Professor Jaime Teixeira (Presidente Licenciado da FETEMS), Maria Diogo (Presidenta SINTED Três Lagoas/Selvíria), Sueli Veiga Melo (Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS e CUT/MS), Fátima Silva (vice-presidenta da IEAL e Secretária Geral da CNTE), Angela Maria de Brito (Secretária de Educação e Cultura de Três Lagoas), Marizete Bazé (Coordenadora Regional de Ensino), Ricardo Ayache (Presidente da Cassems), Deputado Estadual Pedro Kemp e Deputado Estadual Amarildo Cruz, Caio Afonso (Diretor Nacional da UBES e representando a UJS), Tiago Botelho (candidato ao senado federal pelo Partido dos Trabalhadores), Giselle Marques (candidata ao governo de MS pelo Partido dos Trabalhadores), Bartolina Catanante (candidata a deputada estadual pelo PT), Eugênia Portela (candidata a deputada estadual pelo PT), Sara Santos (candidata a deputada estadual pelo PSB), Lauro Davi (candidato a deputado estadual pelo PSB), Ricardo Bueno (candidato a deputado estadual pelo PSB), Iara Gutierrez (candidata a deputada federal pelo PCdoB), Maria Laura (candidata a deputada estadual pelo PDT), Pedro Agostinho (candidato a deputado estadual pelo PT), Gleice Jane (candidata a deputada estadual pelo PT), Patrícia Palmiéri (candidata a deputada federal pelo PSB), Edson dos Santos Marques (candidato a deputado estadual) e Paulo da Montagem (candidato na chapa coletiva do PT, a deputado estadual). A abertura do 28° Congresso da FETEMS foi um sucesso contou também com a participação de demais convidados(as) que se fizeram presentes.

No segundo dia do 28° Congresso da FETEMS, 26, debates sobre conjuntura Estadual, Nacional e Internacional enaltece a importância de votar em pessoas que realmente fazem a luta em prol da classe trabalhadora. A manhã de sexta-feira começou com a recepção dos delegados e delegadas ao som do cantor Ederlon Henrique, mais conhecido com Bob, do município de Nova Alvorada do Sul (MS). Em seguida foi formada a primeira mesa para o início dos trabalhos do dia. Com mediação da Presidenta da FETEMS, Deumeires Morais e a Presidenta do SINTED de Três Lagoas/Selvíria, Maria Diogo, foram convidados os palestrantes Professor Jaime Teixeira (Presidente Licenciado da FETEMS) que falou a respeito da Conjuntura Estadual, Sérgio Nobre (Presidente CUT Brasil), que palestrou a respeito da Conjuntura Nacional, e por meio de Transmissão Via Internet, Hugo Yasky (Presidente da IEAL e Deputado Nacional do Congresso Argentino), para falar sobre a nossa Conjuntura Internacional e ainda Fátima Silva (vicepresidenta da IEAL e Secretária Geral da CNTE) que falou de uma perspectiva muito importante, também em relação às Conjunturas. A manhã foi encerrada com debates entre delegados, delegadas e os palestrantes sobre as conjunturas local, nacional e internacional.

O período da tarde começou com a linda Apresentação Cultural dos alunos(as) da Escola Municipal Ramez Tebet, de Três Lagoas (MS) com a apresentação “Ciência é coisa séria”. As atividades recomeçaram com o Painel II – Educação Pública de Qualidade Social para Todas/os/es: Esperançar a Educação é um Direito dos Trabalhadores(as), que foi mediado pelo Professor Dr. Onivan Correa (Secretário de Formação Sindical da FETEMS e da CUT/MS) e Sueli Veiga (Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS e CUT/MS). Para falar sobre “A centralidade da educação na construção do projeto nacional de desenvolvimento”, recebemos a Professora Dra. Olgamir Amancia Ferreira – Doutora e Mestre em Educação pelo PPGE/FE/UnB (2002), graduada em Licenciatura Plena em Ciências (Matemática), pelo Centro de Ensino Superior de Brasília (1985). Associada da FUP/UnB atua como docente no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. O convidado e palestrante, Carlos Abicalil (Coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo – NAPP Educação, ex-presidente do SINTEPMT e da CNTE, foi Deputado Federal, Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC e Diretor Geral de Educação, Ciência e Cultura da Organização de Estados Ibero-americanos) e falou sobre “O novo FUNDEB e o Financiamento da Educação”.

Para fechar o segundo dia do nosso Congresso em Educação da FETEMS, Mirian Fabia (Doutora em Educação pela UFMG, Mestre em Educação pela UFGO – Universidade Federal de Goiás (2000), licenciada em História pela UEG), que falou a respeito das “Perspectivas atuais e futuras para a Educação Brasileira”. Logo após as palestras foi aberto para debate, com participação dos delegados e delegadas do 28° Congresso em Educação da FETEMS – Professora Elaine de Sá – “Esperançar e Reconstruir a Educação Pública”.

O sábado, dia 27, começou com apresentação cultural Em seguida foi formada a mesa de debates do Painel III: Lutas e Desafios Permanentes para os(as) Trabalhadores(as) em Educação. O palestrante José Valdivino de Moraes da Secretaria Executiva da CNTE falou sobre “Funcionários Administrativos, bandeiras e desafios da atualidade”. Em seguida falou o Professor Sergio Kumpfer (Secretário dos Aposentados e Aposentadas da CNTE) com o tema “Aposentados(as), desafios e bandeiras de lutas diante da Reforma Previdenciária” A manhã de sábado, dia 27, também foi a vez de falar sobre “Políticas Educacionais para a Educação Infantil na contemporaneidade”, com a Professora Doutora Andreia Militão – Doutora em Educação, Docente da UEMS/Dourados e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFGG. “A Reforma do Ensino Médio: Retrocessos e Desafios” com o Professor Mestre Lauro Rafael Cruz, Mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná. Para falar sobre Comunicação: A importância das mídias como forma de resistência para o movimento sindical e político”, tivemos a presença da Jornalista Renata Miele. O tema “Saúde mental do mundo contemporâneo” foi contemplado pela Doutora Claudia Medeiros Szukala – Psicóloga Clínica e Coordenadora do Setor de Psicologia da Cassems. Mestre em Psicologia da Saúde pela UCDB em 2010. Especialista em Neuropsicologia pelo IPOG em 2021.

O domingo, dia 28, foi de Plenária Final e apresentação e votação do Texto Base da Direção do 28° Congresso em Educação da FETEMS – Professora Elaine de Sá – “Esperançar e Reconstruir a Educação Pública” em Três Lagoas (MS).

A mesa foi composta por Deumeires Morais (presidenta da FETEMS), Maria Diogo (presidenta do SINTED Três Lagoas/Selvíria), Professor Dr. Onivan Correa (Secretário de Formação Sindical da FETEMS e da CUT/MS), Sueli Veiga Melo (Secretária de Políticas Educacionais da FETEMS e CUT/MS) e Ana Maria de Oliveira (Secretária Geral da FETEMS).

FETEMS

Deixe um comentário