Filiado à

E.M. OLYNTHO MANCINI UTILIZA A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Os alunos do 3° ano B da professora Carla Muriel, da Escola Municipal Olyntho Mancini, participaram de um projeto intitulado “Olhar Fotográfico”, onde tem como objetivo de ensino e aprendizagem conhecer hábitos familiares e comunitários das crianças, reconhecer o papel da fotografia como registro, estimular um olhar para a diversidade e o respeito, descobrir sobre paisagens, além de reconhecer a fotografia a partir de uma necessidade de registro que guarda memórias afetivas.

A partir da pergunta “de que forma a fotografia nos ajuda a registrar e conhecer o mundo?”, a professora Carla iniciou uma sequência de aulas estimulando os estudantes a observarem diferentes fotografias e contarem suas experiências com relação à imagem. Os alunos puderam criar hipóteses sobre o tempo da fotografia e as pequenas histórias por trás de cada registro.

A ideia de trabalhar o tema surgiu através de um livro da coleção “APRENDENDO COM PROJETOS: projetos integradores”, no qual trabalharam um livro por bimestre, de acordo com as orientações do Especialista José Paulo Rodrigues.

 “Percebemos que a linguagem fotográfica é um meio artístico utilizado para abordar a valorização da diversidade, a empatia, o senso estético e a importância de reconhecer cada história como pessoal e intransferível, fortalecendo o protagonismo da criança nos processos educativos e sociais. Por outro lado, conhecer a diversidade cultural é uma forma de respeitar e valorizar as características particulares de cada um”, explicou a professora.

Deixe um comentário