Filiado à

SINTED PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL “EDUCAÇÃO PÚBLICA E POVOS INDÍGENAS”

Nos dias 26 e 27 de setembro, o SINTED, representado pela Vice-presidente Adriana Vasconcelos, Secretária Geral Isabel Borges e a nossa filiada Anna Mavirá Kamaiorá Gomes, participou do Encontro Estadual sobre a Educação Pública e Povos Indígenas, realizado no SIMTED de Dourados, tendo como tema “Enfrentamento ao racismo e as outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: Política de Estado é de responsabilidade de todos(as) nós!”.

O encontro contou com a participação de 100 representantes de Campo Grande (ACP), Anastácio, Antônio João, Amambai, Aquidauna, Caarapó, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Douradina, Maracaju, Nioaque, Porto Murtinho, Sidrolândia (SIPREMS), Tacuru e Três Lagoas.

Os debates contam também com integrantes do Ministério dos Povos Originários, FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Ministério da Educação, Internacional da Educação para a América Latina(IEAL); CNTE; UFGD; Comissão Nacional da Educação Escolar Indígena; Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena; Secretaria de Estado de Educação; Movimento de Mulheres Indígenas e SIMTED Dourados.

Um dos temas abordados no primeiro dia foi: “A Questão indígena no Estado de Mato Grosso do Sul: desafios e situação em que vivem as populações indígenas”. Ao final do encontro, será elaborado um documento com as propostas e encaminhamentos para a educação pública e os povos indígenas no estado.

Deixe um comentário