SINTED REALIZA VIII FORMAÇÃO SINDICAL

No dia 22 de setembro, o SINTED promoveu a 8ª edição do Curso de Formação Sindical, contando com a participação de mais de 180 representantes sindicais de todas as unidades de ensino de Três Lagoas e Selvíria. O evento teve início às 7h com o credenciamento dos participantes, seguido por uma apresentação cultural da dupla Anderson e Claudinho Sanfoneiro.

A mesa das autoridades do evento contou com a presença de Maria Diogo, Presidente do SINTED; Jaime Teixeira, Presidente da FETEMS; Deumeires Morais, Vice-presidente da FETEMS; Onivan Correa, Secretário de Formação Sindical da FETEMS; Valdenia Almeida, 2ª Tesoureira do SINTED; e Celenir Neves, Departamento de Formação Sindical do SINTED.

Durante a manhã, o Prof. Jaime Teixeira, Presidente da FETEMS, ministrou uma palestra sobre “Análise de Conjuntura”. Em seguida, a Profa. Deumeires Morais, Vice-presidente da FETEMS, falou sobre “A Importância do Representante Sindical nos Espaços de Atuação”. O Dr. Prof. Onivan Corrêa, Secretário de Formação Sindical da FETEMS e coordenador da CUT/MS, encerrou o período matutino com a palestra “Estrutura Sindical do Mato Grosso do Sul”.

No período vespertino, Ana Maria Antunes, Professora de Educação Física e Diretora do Departamento de Lazer e Desportos do SINTED, conduziu uma atividade de acolhida e alongamento para os participantes. Logo após, o Professor Ariovaldo de Camargo, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), abordou a importância do Fortalecimento Sindical.

As palestras foram encerradas com uma explanação do advogado Dr. Roberto Rabelati sobre o Assédio Moral no Trabalho, respondendo as dúvidas dos presentes. Na oportunidade, o SINTED também lançou uma Cartilha contendo orientações e informações sobre assédio moral nas unidades de ensino. As cartilhas foram distribuídas aos representantes sindicais e estão disponíveis em todas as unidades de ensino.

A presidente do SINTED, professora Maria Diogo, explica que o curso de Formação Sindical é essencial para a capacitação e fortalecimento dos representantes sindicais. “Através desse curso, os representantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos para representar seus colegas de trabalho de forma eficaz, garantindo que seus direitos sejam respeitados e que suas vozes sejam ouvidas”.