SINTED REALIZA VI ENCONTRO DOS ADMINISTRATIVOS DE TRÊS LAGOAS E SELVÍRIA

Na última sexta-feira (03/06), o SINTED (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria) realizou o VI Encontro dos Administrativos da Educação, com o tema “Os Funcionários de Escola no Século XXl: Lutas e Desafios”.

O evento iniciou às 7h horas e contou com a presença das autoridades Maria Diogo (Presidente do SINTED), Deumeires Morais (Presidente Interina da FETEMS), Jaime Teixeira (Presidente licenciado da FETEMS e pré-candidato a Deputado Federal), Idalina Silva (Secretária dos Funcionários Administrativos/FETEMS), Lindinalva Ferreira (Diretora do Departamento dos Administrativos/SINTED), José Valdivino de Moraes (Secretário Executivo da CNTE), Eugênia Portela (Doutora em Educação e profa. da UFMS de Campo Grande). Recebemos também a presença do vereador professor Negu Breno.

Na abertura do evento, o educador Márcio Ribeiro, que comandou nosso Encontro a convite do SINTED, declamou uma bela poesia de autoria própria em homenagem aos administrativos da Educação. Ainda no período matutino, o Secretário Executivo da CNTE, José Valdivino de Moraes, palestrou sobre “A Análise de Conjuntura da Luta dos Administrativos”, encerrando com uma mesa debate.

“A categoria dos administrativos foi a categoria que mais trabalhou durante a pandemia, inclusive trabalhando em desvio de função, então eu tiro o chapéu para vocês [administrativos] porque, de fato, não foi fácil, mas estamos aqui para que a gente possa aprender um pouco mais e se fortalecer porque vem novas lutas por aí, como a luta do piso salarial profissional nacional e a luta das 6 horas na rede municipal”, ressaltou a presidente do SINTED, professora Maria Diogo.

No período vespertino, a professora de Educação Física e Primeira Suplente de Departamento do SINTED, Ana Maria Antunes, ficou responsável pela Acolhida e Alongamento, animando os educadores. Logo após, Idalina Silva (Secretária dos Funcionários Administrativos/FETEMS), palestrou sobre “Quem são os profissionais administrativos da educação”.

A presidente do SINTED, professora Maria Diogo, contou um pouco sobre “A história dos Administrativos da Educação: Lutas e Desafios”, e o psicólogo Thiago Dias finalizou nosso Encontro falando sobre a “Educação Emocional e Motivação”.

“O Encontro dos Administrativos é um momento muito esperado por nós educadores, pois é por meio dele que renovamos nossas forças para continuar lutando, firmes e fortes! Eu quero agradecer a cada administrativo(a) que participou, deixando a seguinte frase: ‘UNIR-SE É UM BOM COMEÇO, MANTER A UNIÃO É UM PROGRESSO, E TRABALHAR EM CONJUNTO É A VITÓRIA’. Muito obrigada.”, finalizou a Diretora do Departamento dos Administrativos do SINTED, Lindinalva Ferreira.

Este foi o primeiro Encontro realizado pós-pandemia, reunindo trabalhadores e trabalhadoras da educação de Três Lagoas e Selvíria para momentos de aprendizado e reflexão, com o objetivo fortalecer e preparar para novas lutas. O SINTED agradece a presença de todos neste evento tão especial e importante para a educação pública. #SINTEDSempreJuntos

As fotos do evento estão disponíveis no Facebook do SINTED.