Filiado à

E. E. AFONSO FRANCISCO XAVIER TRANNIN REALIZA PROJETO SOBRE CULTIVO DE BACTÉRIAS EM MEIO DE CULTURA

Os alunos 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin (Distrito de Arapuá/MS) participaram de um projeto com o professor de Biologia, José Ricardo Sampaio Souza, onde trabalharam o “Cultivo de bactérias em meio de cultura”.

Na atividade, foi coletada amostra de bactérias de diferentes pontos como palmas das mãos, tela do celular, pontos de acesso coletivos da escola como a maçaneta da porta e torneiras do bebedor.

Os meios de cultura para crescimento das bactérias foram elaborados pelos alunos usando gelatina e caldo Knorr, sendo observado o crescimento e desenvolvimento bacteriano. Com essa atividade, o aluno pode ter a compreensão de que os microrganismos estão presentes em todos os ambientes. Logo em sequência, foram elaboradas lâminas para observarem no microscópio as estruturas celulares das bactérias.

O projeto foi realizado no período entre 01/06/2022 a 10/06/2012, convidando a turma do 3° ano B do Ensino Fundamental para observarem no microscópio as estruturas. Os alunos do itinerário fizeram explicação dos cuidados que devemos ter em relação às bactérias, como lavar as mãos com frequência, principalmente depois de ir ao banheiro e antes das refeições.

“Com essa atividade, o aluno pode ter a compreensão que os microrganismos estão presentes em todos os ambientes. E que muito são não patogênicos, mas mesmo assim devemos tomar cuidado, principalmente agora que estamos saindo de uma pandemia causada por um microrganismo”, explicou o professor.

Que trabalho incrível! O SINTED parabeniza a todos os envolvidos.

#9J SINTED PARTICIPA DO ATO NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, DAS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS

Hoje (09/06), O SINTED participou do Ato Nacional em defesa da Educação Pública, das Universidades Federais e Institutos Federais, contra os cortes orçamentários da educação, contra a cobrança de mensalidades nas universidades públicas e contra a educação domiciliar, realizado no campus de Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da UMES TL (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) e UBES MS/MT (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).  

Sob ataque do governo de Jair Bolsonaro (PL) há quase quatro anos, as universidades públicas e institutos federais estão ameaçados. No último dia 27 de maio, o governo federal ressuscitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, que propõe a cobrança de mensalidades nas universidades federais. Na ocasião, o governo federal anunciou que R$ 3,2 bilhões da verba prevista para o Ministério da Educação (MEC) em 2022 será bloqueada.

A presidente do SINTED, professora Maria Diogo, discursou para os alunos a importância de realizar manifestações e lutar pelos nossos direitos.

“Embora tenha algumas pessoas em sala de aula, estudando porque estão preocupadas com a formação, também existem pessoas preocupadas com esse cenário de desmonte das políticas públicas educacionais e das políticas de financiamento, porque cortar R$3,2 bilhões agora, no ano de 2022, tanto da educação básica quanto da educação superior e institutos federais, isso reflete aqui no chão do instituto federal, no chão da escola, reflete nas bases e nós temos que ter a consciência de que precisamos nos unir para desmontar aquela correlação de forças que nós temos no Congresso Nacional e no Senado, e eleger, de fato, pessoas que representem os trabalhadores, os alunos e que façam nossas lutas”, explica a presidente.

SINTED REALIZA VI ENCONTRO DOS ADMINISTRATIVOS DE TRÊS LAGOAS E SELVÍRIA

Na última sexta-feira (03/06), o SINTED (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria) realizou o VI Encontro dos Administrativos da Educação, com o tema “Os Funcionários de Escola no Século XXl: Lutas e Desafios”.

O evento iniciou às 7h horas e contou com a presença das autoridades Maria Diogo (Presidente do SINTED), Deumeires Morais (Presidente Interina da FETEMS), Jaime Teixeira (Presidente licenciado da FETEMS e pré-candidato a Deputado Federal), Idalina Silva (Secretária dos Funcionários Administrativos/FETEMS), Lindinalva Ferreira (Diretora do Departamento dos Administrativos/SINTED), José Valdivino de Moraes (Secretário Executivo da CNTE), Eugênia Portela (Doutora em Educação e profa. da UFMS de Campo Grande). Recebemos também a presença do vereador professor Negu Breno.

Na abertura do evento, o educador Márcio Ribeiro, que comandou nosso Encontro a convite do SINTED, declamou uma bela poesia de autoria própria em homenagem aos administrativos da Educação. Ainda no período matutino, o Secretário Executivo da CNTE, José Valdivino de Moraes, palestrou sobre “A Análise de Conjuntura da Luta dos Administrativos”, encerrando com uma mesa debate.

“A categoria dos administrativos foi a categoria que mais trabalhou durante a pandemia, inclusive trabalhando em desvio de função, então eu tiro o chapéu para vocês [administrativos] porque, de fato, não foi fácil, mas estamos aqui para que a gente possa aprender um pouco mais e se fortalecer porque vem novas lutas por aí, como a luta do piso salarial profissional nacional e a luta das 6 horas na rede municipal”, ressaltou a presidente do SINTED, professora Maria Diogo.    

No período vespertino, a professora de Educação Física e Primeira Suplente de Departamento do SINTED, Ana Maria Antunes, ficou responsável pela Acolhida e Alongamento, animando os educadores. Logo após, Idalina Silva (Secretária dos Funcionários Administrativos/FETEMS), palestrou sobre “Quem são os profissionais administrativos da educação”.

A presidente do SINTED, professora Maria Diogo, contou um pouco sobre “A história dos Administrativos da Educação: Lutas e Desafios”, e o psicólogo Thiago Dias finalizou nosso Encontro falando sobre a “Educação Emocional e Motivação”.

“O Encontro dos Administrativos é um momento muito esperado por nós educadores, pois é por meio dele que renovamos nossas forças para continuar lutando, firmes e fortes! Eu quero agradecer a cada administrativo(a) que participou, deixando a seguinte frase: ‘UNIR-SE É UM BOM COMEÇO, MANTER A UNIÃO É UM PROGRESSO, E TRABALHAR EM CONJUNTO É A VITÓRIA’. Muito obrigada.”, finalizou a Diretora do Departamento dos Administrativos do SINTED, Lindinalva Ferreira.

Este foi o primeiro Encontro realizado pós-pandemia, reunindo trabalhadores e trabalhadoras da educação de Três Lagoas e Selvíria para momentos de aprendizado e reflexão, com o objetivo fortalecer e preparar para novas lutas. O SINTED agradece a presença de todos neste evento tão especial e importante para a educação pública. #SINTEDSempreJuntos

As fotos do evento estão disponíveis no Facebook do SINTED.

A ALMA DA ESCOLA! Por: Marcio Ribeiro

Para o Prof. João Antônio Cabral de Monlevade, consultor do MEC e coordenador nacional do Pró-Funcionário.

“Quando eu me aposentar,

Não quero nem passar,

Em frente a essa escola…”

Espanto! Apesar do indivíduo autor da frase,

Sustentar-se como Administrativo,

O conheci no trabalho sob essa fala,

E já soube que seria o seu contrário… Ou não?!

Penso que Escola seja Recepção, Afeição,

Administrativos são Educadores para a vida toda,

Partícipes, Trabalhadores, Pró Ativos, Solícitos,

E não Escravos do fazer OBRIGADO, segundo João Monlevade!

Os Importantes na Escola,

Somos nós Administrativos, Administrativas!

Porque Educação não incita apenas Ouvir,

Mas o Fazer, o Olhar, o “Coraçãocizar” e o Sentir…

Educar é apropriar-se de Cultura:

Cheiros, Plantios, Simpatia, Afazeres, Hortaliças, Limpeza, um “Olá, Bom Dia!”.

A Tia da Merenda é Alquimista,

Inovar o fazer, o estilo é Ação Educativa…

Somos a ALMA DA ESCOLA!

Somos mais Importantes que pensamos,

A indiferença da Sociedade não nos importa.

Da Limpeza, da Cozinha, da Porteira,

Do Zelador, do Multimeios ou da Secretaria,

Nossa atividade fim é a Educação,

E não mais a Escravidão…

Terceirização é a nova Desigualdade,

Que leva à Criminalidade…

Mas precisamos sair da parte do simples ofício,

Como diz Abicalil:

Profissão exige Formação Política!

Missão do funcionário não é só ocupação,

Igualmente ao Professor é ser Educador!

Como num Círculo de Cultura,

Precisamos quebrar paradigmas,

Dar importância ao que Somos,

Valorizar-nos, cultivar nossa Auto Estima…

Mesmo diante de desafios, patologias:

Perante o Etílico, Depressão, Desequilíbrios…

Caso o parceiro, parceira se queixarem, leve-os a sério,

Não é brincadeira, não ignore,

Não diga que vai passar… Porque não vai!

Procuremos Ajuda, mas também pratiquemos a Empatia.

A tristeza pode bater à porta,

O desânimo ao se levantar de manhã, o cansaço,

O Pânico que trava, um trabalhão danado…

Sabemos que isso não é “vagabundagem…”.

Em nossas fugas o problema some,

Mas volta em forma de insônia,

E este é o primeiro sintoma,

Para todas as doenças…

Estresse pós-traumático, transtorno obsessivo:

Auto Conhecimento nisso tudo, colega,

Não absorva o que não é seu,

Mas também não descarte o seu “lixo” pela janela…

Nossa profissão deve ser atraente,

Com especialização para sobreviver ao tempo,

E um Sindicato como o SINTED que nos Represente,

Legalmente, Dignamente e Efetivamente…

Não somos Padres Jesuítas,

Mas também não somos Escravos,

Ou Coadjutores de verdade como no passado! Nem Professores!

Somos ativos EDUCADORES!

Por mais Inovações e Respeito.

O nosso Dever tem esses Direitos.

Por menos vassouras, baldes, rodos e panos,

A nossa capacidade e coluna cervical anseiam por novos planos,

Nosso grupo é coeso, sabe operar ferramentas inovadoras!

Somos Seres Humanos.

E sabemos mais:

Nosso trabalho é a nossa Auto Estima,

Tanto quanto o Salário ao fim do mês,

A Luta é o Nosso Combustível!

E por isso empunhamos nossas METAS E OBJETIVOS.

Levantai e dizei! Quais são eles, AMIGOS E AMIGAS?

-Fazer a defesa da categoria junto ao Governo do Estado e Municípios,

-Cobrar aplicação do Plano de Cargos e Carreira,

-Cobrar reabertura do Curso Pró-Funcionário,

-A ampliação do Curso de Nível Superior,

-O Concurso Público para suprir a falta de Servidores,

-O reajuste anual com reposição da Inflação e ganho real,

-Avaliar a Legalidade da Cobrança do MSPREV no Décimo Terceiro Salário,

-Reajuste acima da inflação,

-Carga horária de Seis horas,

-Aumento do Vale Alimentação,

-Lutar pelo Adicional de Insalubridade,

-Por um “Prêmio Destaque Administrativo”,

Pela criação de Gincana e um Show de Talentos,

-Pela Substituição automática ao colega enfermo,

-Pelo Quinquênio e Mudança de Letra…

-E etecetera…

———————

Caso algum dia este poema fique datado, ultrapassado,

É sinal de que essas metas e objetivos foram alcançados,

E já estarei aposentado…

E não precisarei mesmo passar em frente a esta escola,

Como disse aquele colega,

E tampouco frequentá-la.

Mas não será por preguiça ou mal agradecimento,

Cuspir no prato em que comeu.

É que a Escola já estará impregnada em mim,

Sem paredes, mesas, carteiras, cadeiras e relógio de ponto,

Muros, quadras, tarefas, pátios, lousas ou giz,

Ela será metafísica e eu não mais invisível,

Que por onde for a carregarei em mim, no meu íntimo,

E por ela não mais precisarei passar,

Pois seus ensinamentos levarei além mar…

Naquele dia de Vitória, amigos e amigas, nos reuniremos em uma festa,

Semelhante a esta,

E iremos comemorar Direitos Adquiridos, Causas Ganhas e Efetivadas!

O Saber, o Ensinar, o Aprender, o Valorizar farão morada em nós!

E enfim, brindaremos às nossas Lutas e Conquistas!

Para SEMPRE, mas principalmente JÁ! AGORA!

Porque somos A ALMA DA ESCOLA!

Marcio Ribeiro da Silva.

19-05-2022

VITÓRIA DA EDUCAÇÃO! SELVÍRIA SAI DO 31º E VAI PARA 20º LUGAR NO RANKING SALARIAL DO PISO NACIONAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DO MAGISTÉRIO

Na manhã de hoje (01/06), a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) divulgou a relação dos municípios de Mato Grosso do Sul com relação ao cumprimento da Lei do Piso para os(as) Professores(as) do Magistério na rede estadual e nas redes municipais.

Selvíria, que estava na 31ª posição em 2021, foi para o 20º lugar subindo no ranking este ano. Essa vitória é fruto das inúmeras mobilizações feitas pelo SINTED, juntamente com os trabalhadores da educação de Selvíria, realizadas entre o mês de março e maio.

A luta do SINTED é para que Selvíria continue subindo no ranking e que todos os trabalhadores da educação sejam valorizados. Juntos, avançaremos cada vez mais na qualidade da Educação Pública do município.

TRÊS LAGOAS OCUPA 5º LUGAR NO RANKING SALARIAL DO PISO NACIONAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DO MAGISTÉRIO

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) divulgou na manhã desta quarta-feira (01), a relação dos municípios de Mato Grosso do Sul com relação ao cumprimento da Lei do Piso para os(as) Professores(as) do Magistério na rede estadual e nas redes municipais.

Três Lagoas ficou na 5ª posição, com o piso de R$4.898,72, 40h/aulas. Atualmente, apenas 42 municípios e a Rede Estadual pagam o Piso Nacional e respeitam a Carreira.  

A luta da nossa Federação é para que todos os municípios de Mato Grosso do Sul cumpram, na íntegra, a Lei N. 11.738/2008, que criou o Piso Salarial Nacional e teve um reajuste de 33,24% no piso salarial e determina o valor do Piso em R$ 3.845,63, a partir de 1º de janeiro de 2022 e pelo respeito na Carreira e cumprimento de 1/3 de hora-atividade.     

O SINTED continuará lutando por mais vitórias como essa, conscientizando os trabalhadores, pais de alunos e gestores públicos sobre a importância que a valorização dos Profissionais em Educação possui para os avanços na qualidade da Educação Pública.